13 de novembro, completa 43 anos de lutas

Jamais vou esquecer esta data de 13 de novembro de 1979.

Tudo começou em maio de l977, quando os trabalhadores da Federação Gaúcha de Futebol, não receberam aumento quando aumento o salário minimo no mês de maio, motivo que o RH da Federação informou não tinhamos sindicato. Fui procurar a Delagacia Regional do Trabalho, pedi audiência com então Delegado do Trabalho Jornalista Celito De Gradi, sai da audiência deseludido com a resultado da audiência, tinha que fundar o sindicato da categoria que levaria dois anos para conseguir; resumindo ou fundava o sindicato ou não teriamos aumento e mais, estavamos em plena ditadura militar e eu filho de uruguaio tupamaro e morto em 23 de setembro 1964, Ten.Coronel da BM que lutou com Leonel de Moura Brizola no golpe da legalidade em 1961(é uma longa história que estou escrevendo no meu próximo livro).

Após os conselhos do Jornalista Celito De Grandi, convidei para reunião secreta e sem autorização da Presidencia da Federação Gaúcha de Futebol, na sala de reunião do TJD:Edson Prates e Carlos Duran(SC Internacional),Antonio Carlos Verardi e Vera Oliveira(Grêmio FBPA), Vera Ferri(EC Cruzeiro PA), Carlos Altino(SC Gaúcho PF), Dulcimar Pessato ( EC Juventude Caxias), Ubirajara Torres (EC Pelotas), Jorge Melo(EC Internacional SM), o motivo da reunião informei.

Todos compareceram.

Fiz um relato da audiência na Delegacia Regional do Trabalho e da necessidade de fundarmos o Sindicato. Nunca vou esquecer da pergunta do Verardi; Salaberry quando descobrirem que estamos envolvidos na fundação do Sindicato tu poderá ser preso pela Militares e todos nós demitidos? Eu respondi: com certeza eu serei preso, mas vou declarar que voces foram usados por mim. Podem ficarem traquilos.

Dei a palavra para todos disseram; ESTAMOS JUNTOS, TUDO QUE ACONTECER CONTIGO ACONTECERÁ COM NÓS TODOS.

Contratamos o advogado Tarcisio Battu Wichrowski, que nos orientou nos procedimentos para fundarmos o Sindicato.

Não foi fácil. Fizemos um fundo financeiro para custear as despesas de publicações de editais, registros em cartórios, despesas de viagens a Brasilia.

Após várias ida a Brasilia, o regime da Ditadura Militar, negava o registro de novos sindicatos.
Não foi facil mas dia 13 de novembro de 1979, conseguimos a ajuda do então Delegado Regional do Trabalho Jornalista Celito De Grandi, o registro do SECEFERGS.

É com muita emoção que presto homenagens aos companheiros: Edson Prates e Carlos Duran(SC Internacional), Antonio Carlos Verardi e Vera Oliveira(Grêmio FBPA), Vera Ferri(EC Cruzeiro PA), Carlos Altino(SC Gaúcho PF), Dulcimar Pessato ( EC Juventude Caxias), Ubirajara Torres (EC Pelotas), Jorge Melo(EC Internacional SM), advogado Tarcisio Battu Wichrowski, Delegado Regional do Trabalho Jornalista Celito De Grandi.

Miguel Salaberry Filho
Presidente Fundador do
SECEFERGS