20 de setembro

O dia 20 de setembro é sempre muito festejado com orgulho pelos viventes do Rio grande do Sul. Neste dia, em 1835, os comandados do General Bento Gonçalves da Silva tomam Porto Alegre e desencadeiam o surgimento da República Rio-Grandense. No entanto, nesta data não é relembrada apenas a independência deste que hoje é um Estado, mas sim, os ideais de um povo forte, aguerrido e bravo.

Gaúchos e gaúchas têm orgulho do chão em que pisam. É verdade que atualmente o Estado não esteja lá grande coisa, afinal há problemas no sistema de saúde, na segurança e na educação, e a gente poderia muito bem pegar nossas malas e partir. No entanto, isso essa gurizada buena não faz, a não ser que seja a única opção. Logo que lembramos da união ao preparar o churrasco, do quanto o mate aquece a nossa alma, quando pegamos um livro e começamos a reviver o passado glorioso do Rio Grande, de vereda a chama da paixão se acende dentro de nós. E a gente espera poder fazer algo para que este garrão torne-se exemplar à toda Terra.

O Rio Grande do Sul vive uma crise tremenda. Não há muitos pila nos cofres, e parece estar num labirinto sem saída. A realidade é preocupante. É um Estado que tem decaído constantemente nos rankings nacionais ano após ano. É um fato alarmante para este que já fora destaque, principalmente em educação e saúde, há 1 década atrás, e foi motivo de orgulho para as pessoas daquele período. Refletindo sobre isso, fica a questão: será que algum fará novamente jus ao seu hino?

Na Semana Farroupilha, de 13 de setembro até o dia 20 do mesmo mês, essas questões podem ser deixadas de lado, mas não são, pois o gaúcho ama este pedacinho de mundo que fora destinado à si. Por mais que há festejos, rodas de chimarrão e fandangos em cada cantinho que a gente averigua, tem sempre aquele que reserva um tempo para pensar nos antepassados que aqui viveram – e deixaram motivos para que o dia 20 seja uma data possível – e merecida – de ser vivida.

Quem pensa sobre isso, sabe que a história do Rio Grande do Sul tem vários momentos importantes, tanto é, que para compreender o surgimento de seu povo, deve-se buscar o seu primórdio.

Fonte: Estância Virtual