Adeus ARIBALDO NEGRI

É com extremo pesar que a FETECFERGS, SECEFERGS,SECEFERGS/Caxias do Sul e Região e UGT/RS informam o falecimento de Aribaldo de Negri.

Negri, como era conhecido além de goleiro do EC Juventude de 1964 até 1970, foi uma verdadeira LENDA que estará marcada para sempre na história alviverde.

No movimento sindical Negri, foi dirigente dirigente fundador SECEFERGS/Estadual e dirigente fundador SECEFERGS/Caxias do Sul e Região, onde atualmente era diretor atuante.

Como profissional de futebol, foi um dos maiores goleiros da história alviverde, é sem dúvidas o mais emblemático. Iniciou a carreira no Floriano, de Novo Hamburgo. Depois, se transferiu para o Flamengo de Caxias antes de assinar com o Juventude em 1964, permanecendo até 1970 vestindo o manto alviverde. Foi tempo suficiente para se tornar ídolo, entrar para a história do Verdão e do futebol brasileiro.

Em 27 de junho de 65, a vitória por 2 x 1 sobre o Brasil-Pe fez Negri tornar-se um precursor em solo nacional. Pela primeira vez, ali, um goleiro utilizou luvas no Brasil. “Fui o primeiro goleiro a usar luvas porque sofri um acidente e perdi parte de um dos dedos. Não tinha outra saída a não ser procurar algum tipo de luva para poder jogar. O Pastelão, nosso técnico no Juventude em 1965, me perguntava sempre quando eu ia voltar. Eu respondia que em dois ou três meses, e ele deu a ideia: “Vai a Porto Alegre e vê se acha alguma luva”. Fui em várias lojas de artigos esportivos e nada, nunca tinham escutado falar em luvas para goleiros. Até que numa pequena lojinha, a Couro Esporte, nos deparamos com uma na vitrine, cheia de pó. O vendedor disse que ela estava lá há um ano, era uma luva da marca alemã Drible. Serviu direitinho, comprei numa quarta-feira e usei no domingo”, explicou Negri, em entrevista ao jornal Pioneiro em 2015.

Depois de passagens por Santos, Ferroviário (PR), Caxias e Colorado (PR), Negri retornou ao Jaconi em 77 para ocupar o cargo de supervisor geral do Juventude. Porém, o destino faria com que o goleiro voltasse a vestir a camisa 1 do Verdão. “Na pré-temporada, ainda como supervisor, vi o Roberto e o Wandir se lesionaram. Então, o Enio fez-me um convite para voltar a jogar, apenas naquela emergência. Eu prontamente aceitei e após 15 dias de treinos intensivos fiz minha reestreia jogando um amistoso internacional contra a seleção de Obera, na Argentina. Acabei participando de todos os jogos da primeira fase do Campeonato Gaúcho daquele ano e quando os goleiros se recuperaram, voltei às minhas atividades como supervisor”, relembrou Negri, em 2010.

A situação se repetiu em 1978 e Negri voltou a atuar por algumas partidas no Gauchão. Depois disso, encerrou sua carreira de atleta e permaneceu executando funções administrativas no clube até 2001, seja no Jaconi ou na antiga Sede Campestre. Ao se aposentar, passou a curtir a família em Caxias do Sul e em seu sítio.

Perda lamentável.

Que Deus o receba com paz.
Nossos sentimentos aos familiares.

Norma Prates                                                    Renato Tomasini
Presidente FETECFERGS                        Presidente SECEFERGS/Caxias do Sul e Região

Miguel Salaberry Filho                                    Norto Jubelli
Presidente SECEFERGS                              Presidente UGT/RS

Fonte: Imprensa EC Juventude
Ascom SECEFERGS/ Estadual
SECEFERGS/Caxias do Sul e Região
UGT/RS