Advogada revela “A Face Sindical da Reforma Trabalhista”

O lançamento do livro “A Face Sindical da Reforma Trabalhista”, de autoria da advogada Zilmara Alencar, foi a principal atração do Shopping Liberty Mall, localizado na Asa Norte de Brasília, na tarde de 26 de setembro.

A publicação faz parte da série “Estudos Técnicos do DIAP” e pode ser considerada uma leitura indispensável para a análise da Lei 13.467/17, que institui a reforma Trabalhista, que entrará em vigor em meados de novembro. Traz comparações entre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a nova lei, apresentando comentários que ajudarão os sindicalistas na compreensão do conteúdo das mudanças nas relações de trabalho e os efeitos sobre trabalhadores e as organizações sindicais.

“LEITURA IMPRESCINDÍVEL”

Miguel Salaberry Filho, secretário nacional de Relações Institucionais da União geral dos Trabalhadores (UGT), classifica a obra como “leitura imprescindível” e importante ferramenta no auxílio na compreensão do caráter das alterações, visto que a Lei 13.467/17 provocará efeitos substanciais na vida do cidadão, particularmente para o trabalhador.

Conforme a abordagem, a reforma trabalhista afeta as três fontes do Direito do Trabalho, que é a lei, em sentido amplo; a sentença normativa; e a negociação coletiva, também dificultando o acesso à Justiça do Trabalho. Além de fragilizar política e financeiramente as entidades sindicais, retira a proteção trabalhista e sindical de milhares de trabalhadores, desequilibrando as relações de trabalho, em favor do capital.

“A Face Sindical da Reforma Trabalhista” será remetida às entidades filiadas ao Diap, mas pode ser adquirida através do escritório de Zilmara Alencar, pelo telefone (61) 3033-8835; celular/whatsapp: +55 (61) 98198-7910; ou pelo endereço SCN, Q. 2, Lote D, Ed. Liberty Mall, Bloco B, Sala 930.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)