Assembleia Geral dos comerciários de Bento Gonçalves acontecerá no dia 27 de novembro

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) realizará sua 41ª Assembleia Geral no próximo dia 27 de novembro (terça-feira), no Salão Paroquial Santo Antônio a partir das 19 horas. O evento marca um momento importante, tanto na vida da instituição que completa 41 anos de atuação, quanto na vida do trabalhador, já que são deliberadas pautas de interesse de toda a categoria comerciária, tais como a autorização para as negociações coletivas e o conjunto de regras que regem as relações de trabalho.

Para a presidente do SEC-BG, Orildes Maria Lottici, é muito importante que os comerciários participem do evento e tenham consciência do seu papel junto a categoria e a instituição. “A Assembleia é um dos principais acontecimentos, tanto para o Sindicato, quanto para o trabalhador. É o momento onde se definem os rumos para o próximo ano de trabalho, e mais do que isso, é a hora dos comerciários e comerciárias decidirem o tamanho do seu Sindicato”, avalia Orildes.

Com o tema: “Que Sindicato você quer”, a Assembleia 2018 do SEC-BG propõe uma discussão sobre as perdas dos direitos trabalhistas e o futuro do sindicato a partir das mudanças na lei. “Os comerciários precisam saber a verdade sobre a reforma trabalhista e sobre o papel do Sindicato na sua vida. Importante registrar que o ano de 2018 ficou marcado pelo desemprego, com 13 milhões de desempregados em todo o Brasil. O SEC-BG é aliado do trabalhador na busca pelo cumprimento e proteção dos seus direitos, mas para continuar representando de forma eficiente, precisa da contribuição de todos”, pondera.

Um ano após entrar em vigor, a Lei 13.467, que alterou inúmeros artigos da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), trouxe prejuízos aos trabalhadores brasileiros, pois além de alterar as condições de trabalho, propôs também mudanças na organização sindical e na manutenção dos sindicatos. “A sindicalização é a maneira mais segura do empregado garantir seus direitos e usufruir de benefícios exclusivos para toda a sua família. Apesar da baixa na arrecadação e o enxugamento que temos feito neste período, nunca deixamos de trabalhar em benefício da categoria. Mas o comerciário precisa contribuir, já que é a partir da sua contribuição que mantemos a estrutura de atendimento e representação. O Sindicato é a garantia de que a lei será cumprida. Sem ele, o trabalhador fica vulnerável”, alerta a presidente.

Assembleia Geral SEC-BG em 2017