Com participação ugetista UNICOM Promove 2º Congresso de Sindicatos do Comércio do Mercosul

Buenos Aires, capital da Argentina, foi sede do 2º Congresso da Confederação de Sindicatos de Comércio do Mercosul, evento realizado 14 de junho pela Confederação dos Sindicatos do Comércio do Mercosul (UNICOM) e Uni América.

Com o tema “Tempo de avançar” o evento, que aconteceu no Teatro Carlos Carella contou com apoio da Fundação Friedrich Ebert e reuniu cerca de 270 representantes de sindicatos da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile.

A UGT teve forte presença no evento e foi representada por Avelino Garcia, secretário Geral Adjunto, Marisa de Fátima Chemeres de Lima, Presidente interina da UGT- Paraná, Wilson Moura da Silva, Renato Pedroso Del Giudice e Djalma Alves Domingos, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Orildes Maria Lottici e Sérgio Marino Ribeiro Neves, Bento Golçalves (RS), Roberto Luiz Siedschlag, Rogério Holz, Sérgio Eduardo Gomes e Olívio Schiochet, Joinvile (SC).

Diversos dirigentes sindicais filiados à FECEP (Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná) marcaram presença no encontro, representando o Sindicato dos Empregados no Comércio de Francisco Beltrão: Daniel Ivan Rosaneli e Juceli Pacífico Rafagnin; Toledo: Rosecler Marisa Rhoden Zorzo e Josias Luiz Gonçalvez; Paranavaí: Leila Vanda Aguiar e Jaqueline Jade dos Santos Pedro; Apucarana: Ediléia Ferreira Crepaldi; Campo Mourão: Rodrigo de Oliveira; Foz do Iguaçu: Victor José Vieira, Edilson José Vieira e Silvano do Carmo Silva; Ivaiporã: Sirlene de Fátima Majeski Mayer Martins; Pato Branco: João Maria Oliveira Pedroso e Adão Fagundes; Guarapuava.

No encontro, os sindicalistas debateram o atual cenário político na américa latina, a pandemia e seus efeitos para a sociedade e, em especial, para o mundo do trabalho.

Durante o encontro, o Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (SENTRACOS UGT) aprovou moção do apoio em pró da democracia no Brasil, tendo em vista as próximas eleições democráticas.

Os congressistas também aprovaram moção expressando profunda preocupação pela guerra que está ocorrendo neste momento na UCRÂNIA, repudiando veementemente a resolução de divergências no campo das relações internacionais pela força e ocupação de territórios e adere à demanda mundial pela exigência do governo russo da retirada imediata de suas tropas do solo ucraniano.

Rúben Cortina, presidente da UNICOM ressaltou a importância do Congresso “Este é um momento muito importante para a troca de experiências, pois muitas vezes nós nos distanciamos uns dos outros e às vezes chegamos a pensar que nossos países podem caminhar sozinhos, mas está provado que não. Muitas vezes também cometemos o equívoco de pensar que somos muito pequenos para fazer a diferença, mas temos que ter a consciência de que é muito importante a nossa participação e união para mostrar aos parlamentos a importância dos nossos trabalhos em nossos sindicatos e em nossas cidades. Juntos lutaremos por dias melhores em nossos países e em toda a América Latina”.