Em pronunciamento, deputado Pompeo vai apoiar empregados em clubes esportivos

A disposição de preservar a saúde, o emprego e a renda dos trabalhadores ganhou um expressivo aliado. Após receber Miguel Salaberry Filho, presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas (Secefergs), o deputado federal Pompeo de Mattos, do Partido Democrático Trabalhista do Rio Grande do Sul (PDT-RS), declarou a disposição em apoiar a causa da categoria, que luta pela preservação dos direitos sociais no contexto da crise sanitária mundial, provocada pelo novo coronavirus.

No escritório do parlamentar, Salaberry apresentou ao deputado documento descrevendo a demissão de 40 funcionários pela direção do Sport Club Internacional. O ato isolado contrasta com a atitude do Grêmio Foot-Ball Portoalegrense e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que acordaram com o Secefergs medidas baseadas nos termos da Medida Provisória 936/2020, emitida pelo Governo Federal para o enfrentamento da calamidade pública.

A MP dispõe a prerrogativa da redução da jornada de trabalho e de salários visando a manutenção dos empregos durante o período do enfrentamento à epidemia do Covid-19.

Ao tomar conhecimento dos fatos, Pompeo de Mattos manifestou a intensão de tornar público o assunto, por meio de pronunciamento que fará na tribuna da Câmara dos Deputados. No exercício do quinto mandato, o pedetista tem o alinhamento às questões sociais como marca de sua atuação parlamentar.

Acompanhando Miguel Salaberry Filho, que também é Secretário de Relações Institucionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), os sindicalistas Edson Prates Júnior e Anderson Ribeiro.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)