Em videoconferência, Governador gaúcho conversa com sindicalistas, na quarta, às 16h, sobre a retomada da atividade econômica

Em videoconferência, Governador gaúcho conversa com sindicalistas, na quarta, às 16h, sobre a retomada da atividade econômica

Em reunião on-line (Webex) com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Secretário Nacional de Relações Institucionais da UGT, Miguel Salaberry Filho, o presidente da UGT-RS, Norton Jubelli, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), Gelson Santana, vão debater o processo de retomada gradativa das atividades econômicas e sociais no Estado.

A videoconferência ocorrerá entre 16h e 17h de 20 de maio 2020 (quarta-feira) e será acompanhada pelo Secretário da Casa Civil, Otomar Vivian, e o deputado Gabriel Souza, ex-líder do governo Sartori na Assembleia Legislativa gaúcha entre 2016 e 2018.

PECULIARIDADE DO MOMENTO

O Rio Grande do Sul vem preparando a reabertura da atividade econômica em um cenário marcado por incertezas, ocasionada pelo ineditismo da situação gerada pela pandemia do coronavírus, que afetou a normalidade do planeta. Dúvidas contaminaram o ambiente dos negócios e desafiam os costumes, a partir do confinamento imposto pelo Covid-19.

Salaberry, que também preside o Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul (Secefergs), celebrou acordos de redução de jornada de trabalho e salário com o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense e com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), com base na Medida Provisória 936, editada pelo governo federal.

Preocupado com a preservação do emprego e dos direitos dos trabalhadores do setor, o sindicalista está atento à retomada das atividades do esporte, especialmente o futebol, que deverá ser descontínua, avançando em ritmo lento, com possibilidade de intercalação de períodos.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)