Festa do Trabalhador 2018, organizada pela UGT-MG, volta a reunir milhares de pessoas em Contagem

Realização conjunta das centrais UGT-MG, Força Sindical Minas e Nova Central/MG (NCST), em parceria com a Prefeitura de Contagem, a festa do Dia do Trabalhador, neste 1º de maio de 2018, superou as expectativas.

 

Os organizadores estimam que mais de 35 mil pessoas passaram pelo Parque Linear Sarandi, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no decorrer do evento, repetindo o sucesso das edições anteriores, em 2016 e 2017. Os portões foram abertos às 10h, com atrações que se estenderam até as 23h.

 

As comemorações pelo dia dedicado ao trabalhador foram encerradas com show da dupla Gino & Geno, antecedido de sorteio do carro HB20. A sortuda ganhadora é vendedora e trabalha em uma loja do Shopping Contagem, que fica bem em frente ao local da festa.

 

Passaram pelo palco vários outros cantores e grupos musicais. O bloco Baianas Ozadas, que antecedeu a dupla Gino & Geno, fez muita gente entrar no ritmo de carnaval. As atrações se completaram com as apresentações de Thaís Moreira, Abgail Barcelos, Sandiego, Felipe Colacio, Bills – Balaio de Gato, Manah, Toninho Moreira, Willian Marques e João Wesley e Thiago.

 

Além do carro, foram sorteados moto, aparelhos de TV, notebooks, bolsas de estudos, entre outros brindes. Houve, ainda, ruas de lazer e praça de alimentação. A entrada foi um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para cães e gatos, trocado com antecedência nos postos credenciados ou na entrada do evento.

 

Comemorar, sim; mas reforçar a luta, também

A Festa do Trabalhador em Contagem, realizada com sucesso pelo terceiro ano consecutivo, já entrou para o calendário de eventos do município. Foi organizada para homenagear os trabalhadores e proporcionar um dia de recreação e lazer para eles e suas famílias.

 

Mas, conforme ressaltaram os dirigentes sindicais, é também dia de reflexão e de reforçar a luta contra a retirada de direitos e por melhores condições de atuação profissional.

 

O presidente da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva, citou, por exemplo, a alta taxa de desemprego, que ficou em 13,1% no primeiro trimestre de 2018. Ao todo, 13,7 milhões de pessoas procuravam emprego no país no período. Quantas famílias são afetadas por não ter onde garantir o sustento básico no final do mês.

 

“Vamos comemorar, nos confraternizar e fazer festa. Mas não podemos nos descuidar. Esse é um dia também de reflexão sobre o que queremos para o presente e para o futuro, sem jamais deixar de reivindicar e lutar por melhorias, benefícios e mais conquistas para a classe trabalhadora e toda a sociedade”, declarou Paulo Roberto.

 

Vários dirigentes ugetistas prestigiaram a Festa do Trabalhador: Fernanda Sampaio, secretária de comunicação; Fabian Schettini, secretário geral; José Cloves Rodrigues, secretário de Finanças; Luiz Adriano Teodoro (Luft), secretário de Organização; Eduardo Sérgio Coelho, secretário do Servidor Público.