Gaúchos mantém expressão junto à direção nacional da UGT

PRAIA GRANDE/SP – Integrada por sindicalistas de diferentes ramos de atividade, a delegação da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) teve destacada participação no 4º Congresso Nacional da Central, realizado nos dias 30 e 31 de maio, nas dependências do Ocian Praia Clube, em Praia Grande, município do litoral paulista. O 4º Congresso da UGT-RS, ocorrido em 22 de maio, antecipou medidas no campo administrativo que viriam a ser ratificadas no evento.

A preocupação com a unidade na ação, observada no encontro regional, ganhou proporções nacionais, com a presença de representantes das principais centrais sindicais brasileiras e de 23 delegações estrangeiras. “Em um momento marcado pela crise econômica, pelo crescente desemprego, além da ofensiva contra os direitos sociais e a liberdade sindical, a unidade é vital para organizar a resistência do movimento social”, destacou Norton Jubelli, presidente da UGT-RS.

Os gaúchos promoveram alteração estatutária que reduziu a direção estadual de 179 para 34 cargos. O critério adotado para otimizar a estrutura político-administrativa levou em conta quatro itens: iniciativa privada, serviço público, homens e mulheres com o propósito de mesclar a jovialidade dos quadros novos com a vivência dos mais experientes.

Movimento semelhante em direção à racionalidade administrativa, adotado pelas regionais da Central, veio a ser implantado pela direção nacional da UGT, que reformulou a composição diretiva e fundiu secretarias, resultando em 56, compostas por um titular e dois secretários adjuntos. Entre as possibilidades apresentadas, destaque para a promoção de reuniões da direção executiva por meio do recurso do sistema de videoconferência, convocadas conforme a necessidade.

EXPRESSÃO SINDICAL

Depois de ocupar a presidência interinamente e ser aclamado como presidente eleito da Central para o mandato 2019/2023, Norton Jubelli liderou a delegação sul-riograndense no histórico congresso ugetista. Oriundo do setor de vigilância e segurança privada, Jubelli é diretor financeiro do Sindicato dos Empregados e Trabalhadores em Empresas de Transporte de Valores, Transporte de Documentos e Escolta Armada do Rio Grande do Sul (Sindivalores-RS).

O sindicalista classificou como excelente a representação dos gaúchos na direção nacional, a partir da reformulação da estrutura. ” Sabíamos que seria difícil manter o mesmo espaço político na direção nacional na composição da chapa para o mandato 2019/2023, em razão da realidade do movimento sindical pós-reforma trabalhista. Tivemos de reduzir o número de cargos na direção da Central em virtude da necessidade de adequar a estrutura aos novos desafios”.

O Rio Grande do Sul manteve a titularidade em quatro importantes secretarias e ainda poderá auxiliar na gestão de outras quatro, em que ocupa a posição de adjunto. Norton Jubelli explica a presença expressiva de dirigentes gaúchos na direção nacional como resultado da qualificação dos delegados representantes.

SECRETÁRIOS E ADJUNTOS

Miguel Salaberry Filho, presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do RS (Secefergs), foi confirmado para mais um mandato na Secretaria de Relações Institucionais; Carlos Alberto Schmidt, Presidente da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL), se mantém a frente da Secretaria de Políticas Habitacionais; Orildes Maria Lottici, do Sindicato dos Comerciários de Bento Gonçalves (SEC-BG), após cumprir mandato de sucesso, encara o desafio de ampliar o trabalho desenvolvido na Secretária de Políticas Sociais.

Gelson Santana, que preside o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC-POA), segue coordenando a Secretaria dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Construção Pesada e em Montagem Industrial. Everton Brito, Presidente do Sindicato dos Empregados em Cooperativas de Crédito do RS (SECOC-RS), Marco Antônio dos Santos, Presidente do Sindicato dos Condutores e Ajudantes de Condutores em Transportes de Cargas Próprias do RS (SINCAP-RS); Sandro Luís Vieira Abbade, do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre (Stetpoa) e Gabriel Schacht, do Sindicato dos Atletas Profissionais do RS, emprestaram nome e representatividade para completar a participação gaúcha na nominata nacional, como adjuntos em pastas correlatas ao ramo de atividade.

MOÇÕES PROPOSITIVAS

Entre as proposições apresentadas em forma de moção na plenária, o presidente da UGT gaúcha defendeu a renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cujo prazo de validade se estende até 31/12/2019, caso não haja renovação por parte do governo federal.

Outra moção pede que a Central encampe a Reforma Fiscal como bandeira de luta e a terceira proposição apresentada advoga pela realização de imediato debate sobre a promoção da Reforma Política, que represente o fim do imoral Fundo Partidário, que distribui milhões dos cofres públicos para os partidos políticos, sem que a distribuição obedeça a critérios igualitários.

Não menos importante que as anteriores, a quarta moção prega a revogação do Precedente Normativo 119 da Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que proíbe o desconto das contribuições de trabalhadores que não são sindicalizados. Todas as moções propostas pela delegação gaúcha foram aprovadas pelo plenário do congresso.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)