Gaúchos reverenciam Eraldo Herrmann, funcionário e presidente histórico do Inter

O Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul (Secefergs) lamenta e presta a solidariedade da classe aos familiares de Eraldo Herrmann, ex-presidente do Sport Club Internacional, falecido na manhã de 29 de setembro de 2018, aos 87 anos. A trajetória de Herrmann na vitoriosa história do Inter exalta o valor dos funcionários dos clubes esportivos, que, diariamente, constroem a solidez das agremiações.

Antes de chegar à presidência do clube, em 1974, Eraldo Herrmann trabalhou como porteiro no Estádio dos Eucaliptos, durante a Copa do Mundo FIFA de 1950, quando Porto Alegre sediou partidas, que também foram realizadas nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. O “Eucaliptos”, como ficou conhecido, foi a primeira arena do Internacional, inaugurada em março de 1931.

Depois de atuar em diferentes setores do clube, Herrmann presidiu a comissão de obras da construção do Estádio José Pinheiro Borba, popularmente chamado de “Gigante da Beira-Rio”, inaugurado em abril de 1969. Eraldo convocou torcedores, buscou doações e chegou a vender rifas.

O mérito do dedicado funcionário fez com que ele alcançasse a condição de conselheiro e, posteriormente, de vice-presidente de futebol. Eleito presidente, vivenciou a conquista do primeiro dos três títulos do Inter no Campeonato Brasileiro, em 1975. No mandato de Herrmann, o Colorado conquistou dois campeonatos gaúchos – o hexa e o hepta do estadual.

HOMENAGEM A UM GIGANTE

Ao velar o corpo de Eraldo Herrmann, no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, na presença de centenas de colorados, o Sport Club Internacional prestou mais uma homenagem ao lendário dirigente do clube, que participou do lançamento da pedra fundamental do “Gigante da Beira-Rio”, o maior símbolo do vasto patrimônio da instituição.

A presença marcante do dirigente na vida colorada segue presente no resgate de passagens memoráveis, mas também na figura do filho, João Patrício Herrmann, atual 1º vice-presidente eleito do Inter.

Nas palavras de Marcelo Medeiros, presidente do Inter, “o falecimento do Eraldo Herrmann deixa a família colorada muito triste”. Recentemente, o ex-presidente do Clube do Povo havia recebido a medalha Irmãos Poppe (os fundadores do Inter) pelos notáveis e relevantes serviços prestados ao clube.

Miguel Salaberry Filho, Presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas e Secretário de Relações Institucionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT)