Honra ao mérito da proteção animal

A Organização Não-Governamental GAEPA – Grupo de Apoio a Entidades Protetora dos Animais, Meio Ambiente, Biodiversidade e Correlatos, com sede em São Leopoldo, município da região metropolitana de Porto Alegre, destacou 40 nomes entre pessoas físicas e jurídicas cujo trabalho voluntário ajudou a entidade a democratizar a medicina veterinária, que presta atendimento a animais carentes no Vale dos Sinos e região metropolitana.

A entrega de um certificado de Honra ao Mérito procura reconhecer a ação de pessoas e empresas que, em 2020, contribuíram de forma constante para que o GAEPA pudesse inaugurar o Centro Veterinário Popular (Popvet), um serviço médico veterinário que atende os animais tutelados por pessoas carentes, que não se encaixam nos critérios de gratuidade do poder público, mas não conseguem arcar com os custos praticados pelo mercado de atendimento particular.

Norton Jubelli, presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) está entre os agraciados, por acompanhar e apoiar a entidade desde os primeiros passos. O certificado foi a forma simples de prestigiar os apoiadores do GAEPA, conforme palavras de Anderson Ribeiro, diretor executivo do GAEPA. “Necessitamos valorizar e tornar material o reconhecimento a estas pessoas que tanto auxiliaram a ONG, e o Certificado tem este significado” destacou Carmen Minuzzo, diretora presidente da Entidade.

MAIS POR MENOS

O gesto procura valorizar os atos que propiciaram que, de setembro de 2020, quando foi inaugurado o projeto Popvet, até 26 de janeiro de 2021, fossem atendidos 1.508 animais e feitas 589 castrações, sendo que um quarto desse total foram realizados gratuitamente e a metade bonificada.

Indagado sobre a hipótese de levar a causa da proteção animal para os foros legislativos da política, Anderson Ribeiro apresenta o desempenho do GAEPA e faz um comparativo com a performance do organismo municipal, mantido pela prefeitura. Na atualidade, o GAEPA promove o triplo de atendimentos que o poder público, com menos de 15% dos recursos disponíveis para o setor na prefeitura de São Leopoldo.

Primeira ONG a executar a atividade fim da proteção animal em 195 da história de São Leopoldo, o projeto Popvet, do GAEPA, vai além do discurso e pratica ações em favor dos animais e de seus tutores. Mesmo sem fins lucrativos, o projeto depende de recursos que o sustente, estabelecendo valores de acordo com o perfil do tutor, mas que pode ser integralmente gratuito ou subsidiado em parte.

“A importância da idéia vem mobilizando a comunidade, que procura saber qual a melhor forma de cuidar dos animais, mas que não tinham conhecimento do ambiente envolvendo qualidade da ração, aplicação de vacinas, feitura de curativos, castração e tantas facetas do cuidado aos animais de estimação”, comenta a veterinária Fernanda Moreira, diretora técnica do GAEPA.

APOIE O GAEPA

O GAEPA – Grupo de Apoio a Entidades Protetoras dos Aninais, Meio Ambiente, Biodiversidade e Correlatos – está sediado na Rua Emílio Boeckel, 37 – Fião – São Leopoldo (CEP 93.020-600). A ONG atende pelo telefone (51) 35 72 09 02 e WhatsApp (51) 999 004 494.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)