Honra ao Mérito para Gelson Santana, do STICC, reconhece valor das lideranças do povo

A indicação do sindicalista Gelson Santana para a distinção do Diploma Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Porto Alegre reconhece o valor das lideranças populares e o expressivo papel que elas desempenham para o progresso das comunidades e das cidades em que elas estão inseridas. A homenagem está prevista em Projeto de Resolução nº 037/17, de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT).

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (STICC), Santana é homem de origem pobre cuja trajetória está ligada ao movimento social, conforme destaca o vereador proponente da comenda.

Bosco destaca a atuação de Gelson Santana em benefício do desenvolvimento social da cidade, a partir da defesa diária que faz do trabalhador da construção civil e também em ações sociais, esportivas e culturais, como são exemplos a realização do Jantar do Lar Santo Antônio dos Excepcionais, a organização de torneios esportivos entre trabalhadores, a realização da Festa de Natal dos Migrantes e aulas de português para haitianos.

LUTADOR SEM FRONTEIRAS

Mas o protagonismo do porto-alegrense vai além das fronteiras da capital dos gaúchos. Gelson Santana é diretor da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) e desempenha a função de secretário nacional da Construção Civil da Central.

“A preocupação do sindicalista com a saúde e segurança no trabalho é uma marca da militância social de Gelson Santana”, observa Miguel Salaberry Filho, secretário nacional de Relações Institucionais da UGT, que acompanha o trabalho diuturno da equipe de fiscalização do STICC, que assegura o cumprimento das regras de segurança inscritas na convenção coletiva da classe e nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Salaberry aponta Santana como fundador da equipe, da qual ele é um fiscal atuante, ao inspecionar os canteiros de obra em toda a base territorial, desde as primeiras horas do dia, em defesa da lei e da vida.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)