Ministro do Trabalho recebe centrais sindicais e encaminha reivindicações

BRASÍLIA/DF — O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, e representantes das principais centrais sindicais brasileiras participaram do primeiro encontro com o novo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, realizado no gabinete do Ministério, em 7 de agosto. Convocada pelo ministro, a reunião teve o propósito de apresentar o novo titular da pasta para e fazer com ele conhecesse as posições dos dirigentes, mesmo levando em conta o curto espaço de tempo que ocupará o cargo. Vieira de Mello foi empossado em 10 de julho, após pedido de demissão de Helton Yomura, afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na pauta, as consequências da reforma trabalhista e a insegurança jurídica instalada a partir da desregulamentação da legislação trabalhista provocada pela alteração de mais de 100 artigos da Consolidação das leis do Trabalho (CLT). Os sindicalistas abordaram temas decorrentes das transformações produzidas pela reforma e denunciaram a consequente precarização do trabalho, cobrando ações emergenciais do governo para frear retrocesso.

Relativamente à Portaria Publicada naquele dia pelo Ministério, em que foi criado um Comitê de Estudos Avançados Sobre o Futuro do Trabalho, consensualmente, as centrais reivindicaram a inclusão de um membro do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) e a indicação de representante do meio sindical em lugar do representante trabalhista incluído na referida portaria, à revelia das entidades.

MINISTRO DESTACA AÇÃO DA UGT

Caio Vieira de Mello aproveitou para elogiar a iniciativa do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) em promover o Segundo Mutirão de Emprego, realizado em parceria com o mercado de trabalho, que disponibilizou quatro mil vagas de emprego e reuniu seis mil pessoas, durante o dia 6 de agosto, no Vale do Anhangabaú, região Central de São Paulo.

As palavras do ministro foram dirigidas a Ricardo Patah, presidente nacional da UGT e do Sindicato dos Comerciários paulistano, que enfatizou o objetivo da ação de aumentar o número de sindicalizados e diminuir a fila do desemprego. Patah destacou a intensão de ajudar as os trabalhadores a encontrar a tão sonhada vaga de carteira assinada e a grata compensação de contribuir para reinserir as pessoas no mercado de trabalho. No encontro com o novo ministro, o líder ugetista esteve acompanhado por Miguel Salaberry Filho, que é Secretário de Relações Institucionais da UGT e ainda preside o Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul.

 

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300) | Fotografias de André Oliveira (MTb 16650/05)