Mulher ComVida reúne mais de 100 mil pessoas no Parque do Carmo

Mais  de 100 mil pessoas lotaram, nesse domingo (31), o Parque do Carmo, na Zona Leste, no grande evento Mulher Com Vida, promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por meio da sua secretaria da Mulher. Com 19 apresentações de artistas consagrados e espaço de recreação infantil, famílias inteiras puderam aproveitar cada minuto ao lado de seu artista preferido. O evento realizado anualmente em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

Apesar de um maravilhoso dia de festas que contou com um clima ensolarado, mas não muito quente, foi também um dia de reflexão e conscientização sobre tudo o que envolve os direitos das mulheres.

“Nós estamos num momento em que as mulheres estão sendo assediadas, violentadas e mortas. Nós temos que mostrar toda a nossa indignação para essa situação”, disse Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

O sindicalista ressaltou também que é inaceitável vivermos num país tão rico, como o Brasil, mas que ainda tenha tão altos índices de desemprego. “O desempregado e a desempregada não são apenas números, não são estatísticas, são pessoas que muitas vezes ficam sem condições financeiras de colocar comida dentro de casa, isso é um absurdo”.

Patah ressaltou também que desde o dia 26 de março, o Sindicato dos Comerciário está promovendo o 3º Mutirão de Emprego, em que foram oferecidas 6 mil vagas de trabalho. Uma ação que contou com o apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Sindicato dos Padeiros e Siemaco. “Esse mutirão só foi possível acontecer graças ao movimento sindical. O movimento sindical brasileiro está sendo maculado e criminalizado, justamente num momento em que a legislação trabalhista retira direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, comentou Ricardo que completou: “Sei que todos vieram para assistir aos shows e aproveitar este belo dia com a família, mas é preciso a gente refletir um pouco”.

Outro ponto muito abordado durante o evento Mulher ComVida foi em relação aos casos de violência contra a mulher que apresentaram crescimento vertiginoso desde o começo do ano. Isabel Kausz, diretora do Departamento da Mulher do Sindicato dos Comerciários e coordenadora do evento ressaltou muito a importância de denunciar os casos e evitar que o que começou com ofensas verbais, chegue ao cúmulo de um feminicídio.

A vereadora Adriana Ramalho também participou do evento e ressaltou que a realização do Mulher ComVida tem um propósito de sensibilidade, de fortalecimento e valorização das mulheres.

A vereadora foi escolhida madrinha do evento e recebeu uma placa comemorativa por todas as ações que ela desenvolve em prol das mulheres. “Para mim foi muito gratificante ser escolhida madrinha desse evento e poder andar lado a lado com Ricardo Patah e Isabel Kausz na realização desse evento que, a cada ano será maior para levar lazer e cultura para a população, mas principalmente conscientização de que todos precisam ter respeito para com as mulheres”.