O 8 de Março destaca o valor das mulheres em todos os dias do ano

O Dia Internacional da Mulher de 8 de março de 2022 será tristemente marcado pelo conflito armado entre Rússia e Ucrânia, no leste europeu. Mas a guerra, que provoca a morte de vidas humanas e da fraternindade universal, levanta uma questão essencial.

A mulher não deve ser exaltada somente pelos nobres motivos de sempre, como ser mãe, empresária, esposa e dona de casa. O ser humano do sexo feminino exerce um papel imensamente maior para a vida em sociedade.

A inspiração que vem do instinto maternal redobra as forças de mulheres que podem estar grávidas, amamentando seus bebês ou sendo pai e mãe ao mesmo tempo, sustentando os filhos material e emocionalmente. Tudo sem desviar o foco do amor pelos filhos e a família.

É por isso que enquanto houver desigualdade salarial, no desempenho de mesma função; enquanto os homens não dividirem as tarefas domésticas com as mulheres; enquanto as mulheres forem discriminadas e mortas por feminicídio e, enquanto as posições de mando na sociedade ainda foram vistas como masculinas, o Dia Internacional da Mulher será uma data de resistência e não de reconhecimento da grandeza do ser humano do sexo feminino, como deveria.

Ao saudar a passagem do Dia 8 de Março, a consciência de que a luta das mulheres por igualdade e respeito é a luta em defesa da própria Humanidade, sendo merecedoras de vivas e aplausos.

ORILDES LOTTICI é presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) e diretora financeira da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS)