O Dia da Mulher nos 12 meses do ano

Para muitos, o dia 8 de março é mais uma data para homenagear as mulheres e presenteá-las com flores. Mas, diferente de outras datas, como Dia das Mães, dos Pais, Namorados e Amigos, o Dia Internacional da Mulher tem como origem um período anterior a essa data, em uma passeata de mulheres, em Nova York, no dia 26 de fevereiro de 1909.

Nesse dia, houve protestos pelo direito ao voto, mas também por melhores condições de trabalho. Foram cerca de 15 mil mulheres que saíram às ruas da cidade naquele dia, marchando por melhores dias para todos.

A origem do Dia Internacional da Mulher – data escolhida para homenagear as mulheres – é historicamente relacionada ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres, fato que expôs as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Hoje, o dia 8 de março é visto como momento de consciência e mobilização pela conquista de direitos e para denunciar a discriminação e a violência moral, física e sexual ainda sofridas pelas mulheres e que insistem em ameaçar o que já foi alcançado.

São as mulheres que geram vidas, criam e educam os seres humanos que perpetuam a Civilização. As mulheres são nossas mães, avós, tias, irmãs, primas, namoradas, esposas e amigas, que fazem com que todos os dias sejam o Dia da Mulher. Sem a presença da mulher, a Humanidade sequer existiria.

A tenacidade das mulheres ao longo dos séculos assegurou a crescente conquista de espaços, de respeito e dignidade. O avanço feminino ajudou a melhorar o mundo, ao demonstrar o que é igualdade, na prática. Hoje, a mulher está presente em tudo e essa presença se multiplica em cada conquista.

Porém, não esqueça: a mulher lembra uma rosa, com beleza e fragrância incomuns, que vem sendo cultivada desde a Antiguidade. Mas no talo, a flor contém espinhos, que podem ferir.

Amor e respeito são os melhores presentes que podemos dar às mulheres.

Orildes Lottici é presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves/RS (SEC-BG) e dirigente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT)