O sonho se tornou realidade

Em reunião da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) realizada de 21 a 23 de novembro de 2022, em Brasília, vários assuntos foram tratados, merecendo especial destaque a aprovação, por consenso, da revisão da NR35 (trabalho em altura), com a inclusão de anexo de escadas e da nova norma para os trabalhadores que desenvolvem suas atividades na limpeza urbana.

Em relação a NR35, conseguimos vários avanços, especialmente com a criação do novo anexo de escadas, que irá trazer mais segurança para nossos trabalhadores, evitando a ocorrência de acidentes com queda de altura.

Sobre limpeza urbana, era uma luta que se arrastava a mais de 12 anos e a nova NR traz justiça a esta categoria que, além de ser muitas vezes é ignorada pela sociedade, estava exposta a inúmeros riscos de acidentes de trabalho e não tinham uma NR específica que zelasse pela Segurança e Saúde destes trabalhadores.

Foram anos de discussão envolvendo os trabalhadores, com visitas técnicas que acompanharam o seu dia a dia, cada atividade e os riscos presentes.

Uma Norma que surgiu da vontade dos trabalhadores e dos empregadores, ou seja, ela traz em seu DNA uma história de luta, cuja construção inicia-se por meio de trabalhadores e empregadores, sem o governo no momento inicial.

Tudo isso demonstra que quando se quer fazer algo bom não existe barreiras. Como costumo dizer, ela se fez em uma mesa redonda onde as propostas tinnam um mesmo objetivo, zelar pela vida dos trabalhadores.

Em um momento que lidamos com um governo que começou sua gestão promulgando pelos quatro cantos que iriam acabar com as NRs (Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho) e acabar com conquistas importantes para a sociedade no que refere à Segurança e Saúde dos trabalhadores, conseguimos com muita luta, trabalho e diálogo com os trabalhadores, mostrar sua realidade, mostrar a importância da segurança e saúde para todos, e com isso, entregamos normas melhores, normas que protegem mais os nossos trabalhadores.

Enquanto representante da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e coordenador da bancada dos trabalhadores da CTPP, que envolve todas Centrais Sindicais, gostaria de agradecer e parabenizar a todos por mais esta demonstração de compromisso e a responsabilidade que tocamos este trabalho e tenho a convicção que o nosso melhor foi feito.

Cabe ressaltar que foi fundamental a iniciativa e o apoio do presidente do Sindicato dos trabalhadores nas empresas de limpeza urbana (SIEMACO SÃO PAULO) Edson André do presidente do (SIEMACO DE RIBEIRÃO PRETO`) João Capana, do presidente da (CONASCOM) José Moacyr,do presidente da UGT  Ricardo Patah, do presidente do (SIEMACO DE RIBEIRÃO PRETO) João Capana, do presidente do (SELUR) Marcio Matheus e do Subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, Presidente da CTPP; e do Coordenador-Geral de Normatização, Joelson Guedes, que foi o Coordenador do grupo que elaborou a norma.

E por ultimo uma homenagem ao nosso amigo que foi um guerreiro, infelizmente por um desejo do nosso criador não pode participar deste momento, mais aqui fica o nossos mais sinceros agradecimentos ao eterno amigo Ariovaldo Caodaglio.

Parabéns a todos que contribuíram para este sucesso.

Washington Santos Maradona

Coordenador da bancada dos trabalhadores da CTPP