Parabéns aos Garís e Margaridas, por manter a cidade limpa e asseada para a coletividade

Uma das profissões mais importantes para a sociedade contemporânea é desempenhada pelos Garis e pelas Margaridas, os profissionais dedicados à limpeza pública, que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, fazer capina, roçagem e poda de árvores, desentupir bocas de lobo e desinfectar ruas.

Apesar de ajudar a manter as cidades limpas, essa profissão não recebe a valorização que merece, sendo vista como atividade secundária em relação às demais atividades.

A expressão “Gari” tem sua origem ligada à ação de Pedro Aleixo Gary, cidadão francês que, através do ministério imperial, decretou a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Gary foi a primeira pessoa a assinar um contrato de Limpeza Pública, em 11 de outubro de 1876. Vencido o contrato, em 1891, seu primo Luciano Gary assumiu a função, até que empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade.

A função dos Garis e Margaridas também depende do nível de consciência das pessoas, que, muitas vezes, não cumprem sua parte no cuidado com a limpeza urbana e com a qualidade sanitária das comunidades. Isso acontece quando negligenciamos esse papel, jogando embalagens pelos vidros de automóveis e ônibus, ou dispensando de forma inadequada cacos de vidros num lixeiro, sem os devidos procedimentos.

Irmanada a esses trabalhadores, a diretoria da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) parabeniza esses profissionais e apela para que as pessoas passem a assumir uma visão diferente e responsável pela limpeza e por uma vida saudável para a coletividade.

Vivas ao 16 de maio, Dia dos Garis e das Margaridas!

Norton Jubelli, presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS)