Presidente da FETECFERGS condena ato de racismo em Ijuí, em partida do Gauchão

A vitória da Sociedade Esportiva Caxias sobre o São Luiz, pelo placar de 2 a 1, em partida disputada na noite de 9/03 (segunda-feira), no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, foi manchada por mais um caso de racismo no futebol gaúcho.

Em um jogo movimentado e cheio de chances de gol, o atacante Tilica, da equipe caxiense, foi alvo de injúrias racistas vindas da arquibancada, aos 39 minutos do segundo tempo, fato que provocou forte reação do atleta. O ato de preconceito chegou a interromper a partida, por conta do tumulto que se formou e que motivou a presença do policiamento em campo.

Presidente da FETECFERGS que representa os trabalhadores em clubes e federações esportivas, atletas, treinadores e árbitros no Estado do Rio Grande do Sul, Edson Prates, condenou o episódio, considerando lamentável a postura desses torcedores, que qualificou de “maiores perdedores daquela noite”.

Também Norton Jubelli, Presidente da UGTRS (União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul) lastima que dos 50 casos de racismo no futebol brasileiro, 16 tenham sido registrados em solo gaúcho, uma marca que envergonha um estado cuja formação histórica resulta da diversidade étnica, em razão da presença de imigrantes de provenientes da Europa, África e da América Latina.

 

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)