Programa Lula-Alckmin inclui demanda sindical

O movimento sindical aprova o “Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”, de 121 pontos, da coligação dos sete partidos que apoiam a chapa Lula-Alckmin.

A Agência Sindical ouviu o consultor João Guilherme Vargas Neto e o assessor das Centrais (ex-coordenador do Dieese), Clemente Ganz Lúcio.

Vargas afirma: “Emprego, direitos, democracia e vida foram os eixos da Conclat em abril. Eles estão inseridos no Programa”. Mesma avaliação faz Clemente, para quem, “o Documento incorpora as resoluções da Conferência nas questões trabalhista, sindical, proteção social, desenvolvimento e suporte a pequenas empresas”.

Itens – O Item 6 do Programa diz: “Igualdade, democracia, soberania e a paz, com o respeito ao resultado das urnas e a ampliação da participação popular”. Item 8: “Justiça social e inclusão com direitos, emprego, renda e segurança alimentar pra combater a fome, pobreza, desemprego, precarização do trabalho, desigualdade e concentração da riqueza”.

Quanto à Economia, afirma o Item 55: “É tarefa prioritária coordenar a política econômica pra combater a inflação e enfrentar a carestia, em particular de alimentos e combustíveis”.

Indústria – Outros pontos do programa Lula-Alckmin falam em “modernizar a estrutura produtiva por meio da reindustrialização, do fortalecimento da produção agropecuária e estímulo a projetos inovadores”. Também fortalecer a empresa nacional, pública e privada. Quanto à asfixia da indústria, o Programa defende “reverter a desindustrialização, promover a reindustrialização de amplos e novos setores, elevar investimentos públicos e privados e reduzir o custo do crédito”.

Amazônia – Questões ligadas à região estão contempladas no Item 93.

Coordenador do Programa: Aloizio Mercadante. Redação e sistematização: Mercadante, Antonio Correa de Lacerda, Guilherme Mello, Jorge Messias, Sergio Gabrielli, Miriam Belchior, Nilma Gomes, Sandra Brandão, Tereza Campello e William Nozak.

Fonte e Foto: Agência Sindical