Saúde realiza ação do Novembro Azul para trabalhadores da construção civil em Porto Alegre

Servidores realizaram testes rápidos de HIV, de hepatite B e C e de diabetes em canteiro de obras na Capital

Com a proposta de estimular os homens a cuidarem da sua saúde, a prefeitura de Porto Alegre realizou nesta sexta-feira um projeto piloto com trabalhadores da construção civil como parte da campanha Novembro Azul. No canteiro de obras da empresa MRV, na avenida Protásio Alves, na zona Norte da Capital, os servidores da saúde em duas unidades móveis realizaram testes rápidos de HIV, de hepatite B e C e de diabetes. Também foi realizada a vacinação contra Covid-19 e distribuído material com informações sobre os riscos do tabagismo e orientações de saúde bucal.

Mais de 150 trabalhadores participaram das ações de saúde em dois canteiros de obras da empresa na avenida Protásio Alves. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (STICC) de Porto Alegre e a empresa MRV. Os serviços foram oferecidos na unidade móvel de saúde e do Sesi.

O coordenador da  Saúde do Homem da SMS, João Eduardo Reymunde, disse que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem pretende promover a melhoria das condições de saúde da população masculina. A normativa é dividida em eixos prioritários, que englobam o acesso e o acolhimento na rede pública de saúde, o planejamento familiar, o incentivo ao acompanhamento da paternidade desde a gestação, a prevenção de violências e acidentes e o cuidado em relação às doenças prevalentes nesse público.  O presidente do STICC, Gelson Santana, destacou que a ação inédita vai resultar em benefícios aos trabalhadores da construção civil. “A ideia é que este tipo de ação seja realizada em todas as obras de Porto Alegre”, ressaltou.

Iniciativa elogiada 

O diretor de Obras da MRV, Daniel Thomas Bündchen, elogiou a iniciativa realizada em parceria com o sindicato e a prefeitura. “O nosso trabalhador muitas vezes tem mais dificuldade de acessar os serviços de assistência. A presença das equipes de saúde no canteiro de obras é extremamente positivo”, acrescentou.

O material “Homem que se cuida não perde o melhor da vida” distribuído aos trabalhadores da construção civil, aborda a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas. Segundo Reymunde, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. “Por isso, visitas regulares às unidades de saúde para acompanhamento e realização de exames devem fazer parte da rotina dos homens”, explicou.

Novembro Azul 

Para lembrar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, é realizada todos os anos a campanha Novembro Azul. Neste ano, a campanha destaca a importância da retomada dos cuidados com a saúde masculina de forma integral e convoca os homens a buscarem as unidades de saúde de seus municípios para realizarem outros exames, além do exame de próstata. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2019, o câncer de próstata foi o tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo em óbitos no Rio Grande do Sul.

A campanha visa a conscientizar os homens sobre exames para a detecção precoce do câncer de próstata por meio do exame de sangue por Antígeno Prostático Específico, (PSA) ou pelo exame de toque, além de promover a saúde e o cuidado para outras doenças que atingem predominantemente o público masculino.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que é alto o número de homens que não têm na sua rotina o cuidado com a saúde. Quando questionados sobre o costume de buscar os estabelecimentos públicos de saúde, 36,36% (13.570) dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de ir nesses locais. Desse total, 47,57% (6.455) informaram que o desinteresse é motivado por nunca ter precisado, falta de interesse ou porque não gosta de hospital. Contudo, muitos agravos poderiam ser evitados, caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção.

Fonte:Correio do Povo/UGTRS