Securitários recebem presidente eleito da UGT -RS

PORTO ALEGRE/RS – O presidente eleito da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS), Norton Jubelli, não deixou para “fazer amanhã o que podia ser feito hoje”, conforme sugere o consagrado dito popular. Aproveitando a presença de Cremilda Bastos Cravo, diretora do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo e dirigente nacional da Central, o presidente ugetista foi até umas das mais importantes entidades sindicais gaúchas, que é ligada ao setor de serviços. A sindicalista veio à capital gaúcha para representar o presidente da UGT, Ricardo Patah.

Norton e Cremilda foram até o Sindicato dos Securitários do Rio Grande do Sul levar o abraço ugestista das 89 entidades sindicais presentes no IV Congresso Ordinário da Central ao presidente Valdir Brush, na ocasião, na companhia de do dirigente sindical Ubiratã Oliveira.

Crítico do imobilismo, o líder securitário reclamou da postura defensiva de boa parte dos dirigentes sindicais, que prefere reclamar ao invés de reorganizar a resistência contra os ataques aos direitos sociais, especialmente contra a organização sindical.

Jubelli e Cremilda demonstraram ao securitário que a disposição de reagir contra a paralisia é vital para a criação de um ambiente positivo em meio à crise econômica, o desemprego e o enfraquecimento do sindicalismo, após a perda das fontes de custeio, a partir da reforma trabalhista.

Brush, que é uma das personalidades sindicais do segmento no Brasil, respondeu ao pedido de um voto de confiança na tarefa de reorganizar um movimento sindical unificado. Norton Jubelli pediu a ele que siga na companhia da União Geral dos Trabalhadores, Central em que está a maioria das entidades sindicais do setor securitário.

UMA CLASSE A SERVIÇO DA SOCIEDADE

O securitário é o profissional que trabalha para a atividade de seguro. Vende apólices de seguros de vida, de automóvel, de previdência privada, de incêndios, de riscos marítimos e outros ramos de seguros. O profissional da área está relacionado à uma companhia seguradora e presta assistência ao segurado, empregando técnicas de vendas e operacionalizando rotinas informatizadas.

Ele também pode administrar a corretora. São os securitários que dão todo o apoio para a atividade de seguros. Também podem trabalhar por conta própria enquanto pessoas físicas. Enquanto pessoas jurídicas, mantém uma equipe de corretagem sob sua supervisão.

Assim como as outras modalidades de profissões, o securitário também deve estar sempre se atualizando, já que o mercado de seguros sempre lança produtos novos. Uma dessas novas atualizações do mercado é o seguro contra o terrorismo.

Para o exercício profissional, em todos os ramos de seguro, requer-se habilitação em curso da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funaseg). Há, também, treinamentos para qualificação em modalidades específicas de seguro.

 

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)