Sindicalistas lamentam a perda de Valdir Vicente, símbolo da resistência trabalhista

Com enorme tristeza, a União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul lamenta a morte do sindicalista Valdir Vicente Barros, vitimado por infarto, em 15/12. Secretário de Políticas Públicas da UGT e histórico protagonista do processo de redemocratização do Brasil, após o fim da ditadura militar, Valdir foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio), durante os anos de 1970 e 1973 e também entre 1984 e 1987.
Dirigente e ativista sindical, Valdir Vicente de Barros é lembrado por Norton Jubelli, presidente da UGT-RS, como “uma referência para o sindicalismo brasileiro, como organizador e articulador da luta dos trabalhadores. Em 2007, nos encontramos novamente na fundação da UGT”.
Na UGT, Valdir Vicente foi o responsável pela Secretaria de Integração da América Latina, secretário da Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul por dois mandatos e fundador do Foro Consultivo Econômico Social do Mercosul, onde militou por mais de uma década. Também integrou por anos o Conselho de Migrações do Brasil que funcionou até 2016.
Irmanados à dor de familiares, amigos e companheiros de luta, rogamos a Deus que conforte a todos nós.
Assessoria Imprensa UGTRS