Sindivalores-RS empossa diretoria para o quadriênio 2022/2026

Um evento realizado na manhã de 23/02 formalizou a posse da diretoria que estará à frente do Sindicato dos Empregados e Trabalhadores em Empresas de Transporte de Valores e Escolta Armada do Rio Grande do Sul (Sindivalores-RS) no quadriênio 2022/2026. Jocelito Manini de Souza, funcionário da Brinks, que está na categoria há 15 anos, assume a presidência em um cenário de redução de direitos, que foi acelerado a partir da reforma trabalhista, de 2017, e da reforma previdenciária, de 2019. Norton Jubelli, diretor financeiro do Sindivalores-RS, é presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS).

O ato de posse da diretoria do Sindivalores-RS mobilizou personagens do sindicalismo e afirmou o prestígio daquela entidade sindical. Entre os presentes, Paulo Barck, ex-presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) e presidente do Sindicato dos Empregados em Transporte Rodoviário de Carga Seca do Rio Grande do Sul (Sinecarga), e Marco Antônio dos Santos, presidente do Sindicato dos Condutores em Transportes e Cargas Próprias do Rio Grande do Sul (Sincap/RS).

Também o representante das empresas, Sandro Tadeu Carvalho, da Prosegur, manifestou a satisfação do segmento em participar daquela solenidade que afirma a organização sindical dos trabalhadores.

A condução do evento ficou a cargo do tesoureiro do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), Sérgio Marino, que também ocupa a Secretaria de Formação da UGT-RS. Marino enfatizou o valor da representação sindical, mostrando a responsabilidade dos sindicalistas empossados.

MULHERES NO COMANDO

Após o almoço, a presidente do SEC-BG, Orildes Lottici, vou levar o abraço dos Comerciários de Bento Gonçalves aos amigos do Transporte de Valores e Escolta Armada e a Norton Jubelli, presidente da UGT gaúcha.

A líder comerciária era a segunda mulher presente no encontro. Cristiana Trzeciak Ribeiro fora diplomada pela manhã, junto aos colegas de diretoria, sendo a primeira mulher a ocupar a diretoria do Sindivalores-RS. Ela, que atua na Prosegur há 20 anos, começou a trabalhar na recepção da empresa e hoje atua na tesouraria.

O encontro entre a experiência sindical de Orildes com os primeiros passos de Cristiana Ribeiro no sindicalismo foi um dos melhores momentos da reunião de uma categoria exposta permanentemente aos riscos de vida, diante dos crescentes ataques a carros-forte.

ENTIDADE CONSOLIDADA

Alexandre José Rosa Ribeiro (“JRosa”), com 19 anos de atuação no segmento, confia que a nova gestão dê prosseguimento à combatividade que faz do Sindivalores uma entidade respeitada pela sociedade. Para o sindicalista, a cobrança constante dos trabalhadores sobre as ações do sindicato demonstra o quanto a categoria ainda pode avançar.

Ao dar as boas vindas aos colegas de diretoria, Norton Jubelli disse ser fundamental que os nossos colegas saibam de tudo que ocorre e envolve o Sindicato, pois, na base, os dirigentes do Sindivalores-RS serão cobrados. Afirmando os princípios da gestão sindical, Jubelli apresentou a sede campestre como exemplo de austeridade e razão para que os diretores do Sindivalores-RS possam andar de cabeça erguida.

O presidente eleito fez menção às conquistas que estão na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da classe, que não estão na CLT, como tíquete nas férias, cartela fechada de 26 tíquetes, mesmo que o trabalhador não atue em todos os dias, quinquênio, prêmio por assiduidade, benefícios existentes em poucos estados da federação.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)