UGT gaúcha renova diretoria em congresso representativo

PORTO ALEGRE/RS – O 4º Congresso Estadual Ordinário da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) respondeu à expectativa dos filiados ao apontar o caminho da retomada de um sindicalismo classista, como requer a realidade. Realizado em 22 de maio, no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (FETRAFI-RS), o evento mobilizou 89 delegados representantes de entidades sindicais de diversos ramos de atividade, das quais 50 estavam presentes na ocasião.

O cenário da abertura do IV Congresso indicava a pretensão dos organizadores do evento: as presenças de Claudir Nespolo, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), e de Guiomar Vidor, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), além de Rejane Oliveira, integrante da executiva nacional da Central Sindical e Popular CSP-Conlutas e ex-presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), afirmavam o momento de união para o movimento social. Cremilda Bastos Cravo, diretora do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo e dirigente nacional da Central, representou o presidente da UGT, Ricardo Patah.

No pronunciamento das lideranças, o cuidado em destacar a importância da unidade na ação, em um momento marcado pela crise econômica, o crescente desemprego e a ofensiva contra os direitos sociais e a liberdade sindical.

Entre as deliberações, destaque para a alteração estatutária que reduziu a direção estadual de 179 para 34 cargos. O critério adotado para otimizar a estrutura político-administrativa levou em conta quatro itens: iniciativa privada, serviço público, homens e mulheres com o propósito de mescal a jovialidade dos quadros novos com a vivência dos mais experientes.

ACLAMAÇÃO

Norton Jubelli (foto), que ocupava a presidência interinamente, foi aclamado como presidente eleito da Central para o mandato 2019/2023. Para ele, em que pese as contrariedades enfrentadas pelo movimento sindical, a partir da aprovação da reforma trabalhista, é preciso ser perseverante para reconquistar a credibilidade junto aos trabalhadores e à própria sociedade.

O presidente eleito frisou o momento ímpar do encerramento do IV Congresso, quando foi apresentada a retrospectiva dos 12 anos de vida UGT-RS. O sindicalista lembrou da dificuldade dos primeiros passos, mas resgatou a satisfação da receptividade da proposta de um sindicalismo cidadão, ético e inovador, capaz de ir além da mera representação econômica das categorias profissionais.

MOÇÕES

Os congressistas aprovaram proposições, apresentadas como moções, que serão defendidas no 4º Congresso Nacional da UGT, evento agendado para os dias 30 e 31 de maio, em Praia Grande/SP.

Miguel Salaberry Filho, que preside o Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul (Secefergs), entende que é preciso defender o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) junto à Comissão de Educação.

Para o sindicalista, será positiva a promoção das reformas fiscal e política, que inclua o fim do fundo partidário. Salaberry propõe a revogação do Precedente do Tritubal Superior do Trabalho (TST) que proíbe o desconto das contribuições dos trabalhadores não sócios.

O presidente do Secefergs ainda propôs que seja implantado o Instituto de Altos Estudos da UGT do Rio Grande do Sul (IAE–RS), com autofinanciamento dos filiados do estado. A sugestão contou com o apoio declarado de Orildes Maria Lottici, Secretária de Finanças da UGT gaúcha.

EM MEMÓRIA DE MARINO E JOSÉ

O IV Congresso Ordinário da UGT-RS honrou a memória de Marino da Silva (foto), presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Palmitinho (Simpal) e presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Rio Grande do Sul (Fesismers). Vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS), Marino foi vítima de um acidente no km 53 da rodovia BR-386, em Seberi, município do norte gaúcho.

Ele viajava em direção a Porto Alegre na companhia de José Carlos Lagner, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Redentora e conselheiro fiscal da Fesismers, em mais uma missão do destino e da vocação trabalhista.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)