UGT participou de Seminário das Práticas Docentes em Passo Fundo

O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo promoveu na quarta-feira (24) o 9º Seminário das Práticas Docentes dos Professores, que reuniu grande público no auditório do Colégio Notre Dame. Na ocasião aconteceu uma série de palestras sobre assuntos que causam grande impacto na vida profissional e no futuro dos servidores da educação.

André Santos, jornalista e analista político do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), abordou a necessidade do Movimento Sindical se reinventar após a Reforma Trabalhista. A Lei 13.467/17 prejudicou o funcionamento do movimento, com a retirada da obrigatoriedade da contribuição sindical, e ao mesmo tempo impôs responsabilidades às entidades para a negociação de temas como remuneração e jornada. “A união dos sindicalistas é fundamental para evitar a perda de novos direitos no país”, concluiu Santos.

O segundo painel foi comandado pelo consultor de regimes próprios da Previdência Social, Guilherme Walter. O palestrante trouxe as características e os benefícios do sistema de previdenciários dos servidores públicos, além disso, deu uma atenção especial ao problema que cerca os déficits atuariais do mercado. “Neste momento, o meu apelo é para que os funcionários do município fiscalizem o regime próprio, participem dos debates e estejam preparados para os momentos de dificuldades”, enfatizou o especialista.

A história nos mostra que o professor teve papel importante na consolidação de Passo Fundo como referência regional. Por isso, o doutorando na área Diego Baccin deu exemplos práticos de como o ensino de qualidade impulsionou a economia de vários setores, entre eles, o comércio, a saúde e o agronegócio. “Não existe cidadão ou desenvolvimento sem o professor! Então, precisamos valorizar e agradecer aos educadores pela formação de todas as profissões, desde o ensino básico até a formação superior”, lembrou o historiador.

A apresentação motivacional e interativa de Roberto Montanha com o Mágico Ricardo Crispim foi um dos momentos mais esperados do seminário. De forma criativa e bem humorada, a dupla entusiasmou os professores. Entre uma brincadeira e outra, trabalharam conceitos ligados à educação como: superação, conquista de sonhos e pró-atividade. O show “Os segredos mágicos do sucesso”, visto por mais de 300 mil pessoas, mostra que uma pessoa feliz é capaz de alcançar qualquer meta e objetivo.

O presidente do Simpasso, Everson Da Luz, avaliou positivamente a atividade que faz parte do calendário do magistério de Passo Fundo. “Foi um grande dia para atualizar conhecimentos e incentivar a formação continuada dos profissionais da área. Ficamos muito satisfeitos com a adesão dos nossos colegas e temos certeza que muita coisa será colocada em prática em sala de aula e na vida particular de cada um”, comentou Da Luz.

O presidente aproveitou o encontro para convocar os servidores municipais para mais duas atividades importantes, A Festa do Servidor que acontece neste sábado (27) na Sede Petrópolis e a Eleição da Nova Diretoria do Simpasso, que está marcada para a próxima terça-feira (30).

Fonte: www.simpasso.org.br