UGT-PR celebra dez anos de vida e reconhece o valor dos paranaenses honorários

Ao completar uma década de vida, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) do Paraná reconhece o valor dos homens e mulheres que ajudaram a construir uma entidade propositiva e praticante do sindicalismo cidadão, ético e inovador, que caracteriza a Central em nível nacional.

As portas do Estado sempre estiveram abertas para o mundo: o Paraná é um dos estados brasileiros com maior diversidade étnica. São alemães, poloneses, ucranianos, italianos e japoneses, que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado emprestaram a força da cultura, dos costumes e das tradições que forjaram a fibra do “povo do pé vermelho”.

O gaúcho Miguel Salaberry, que descende de espanhóis, está entre os paranaenses honorários.  O Secretário Nacional de Relações Institucionais da UGT atua em favor do estado como se fosse nativo da terra. Salaberry está sempre pronto para atuar em favor dos que mais precisam, como verdadeiro “Embaixador dos Trabalhadores em Brasília”.

O nobre sindicalista será um dos homenageados na sessão solene proposta pelo deputado Ney Leprevost (PSD/PR), em homenagem aos 10 anos da UGT paranaense, marcada para acontecer às 18h30 do dia 7 de março de 2018, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba.

Não é por acaso que a data de fundação da UGT do Paraná é a mesma que reverencia o Dia Internacional da Mulher. O Estado se orgulha da crescente presença de mulheres em todos os espaços, com destaque na política, na vida pública e no mundo sindical.

A justa homenagem às mártires de uma luta que é secular e atual inspirou a criação de uma Central, cujo propósito é coordenar, representar e defender os direitos de todos os trabalhadores, independente da raça, credo ou opção política. O projeto social pacífico, justo e centrado no ser humano, que é praticado pela Central, é capaz de dar respostas aos problemas nacionais.

Parabéns ao presidente Paulo Rossi e aos ugetistas paranaenses, que honram as melhores tradições da terra.

 

 

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)