UGT recepciona delegação chinesa e reforça laços do intercâmbio bilateral

Em nome do presidente Ricardo Patah, o Secretário de Relações Institucionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Miguel Salaberry Filho, recepcionou a delegação de sindicalistas chineses da Província de Cantão (Guangdong), nas dependências do Instituto de Altos Estudos da UGT (IAE), em 11 de outubro de 2018. No dia anterior os sindicalistas cumpriram agenda em São Paulo, vindo até Brasília para conhecer a sede do IAE e escritório nacional da UGT em Brasília. A visita de intercâmbio prossegue até Chile e Argentina, países onde buscam o conhecimento da estrutura sindical e o estreitamento da relação intercontinental.

Liderados por Li Huiwen, vice-diretor do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo (NPC), os representantes orientais chegaram ao Brasil dias após a realização do primeiro turno das eleições gerais, em um contexto em que o sindicalismo nacional ainda absorve o impacto da reforma trabalhista, que alterou mais de 100 artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e tornou facultativo o imposto sindical. O NPC é um comitê composto por 150 integrantes com autoridade constitucional de modificar a legislação.

Também integraram a comitiva, Li Xuetong, presidente do Sindicato do Setor Público da Província de Cantão (Guangdong); Yang Huihong, Presidente Conselho Executivo do Sindicato municipal de Huizhou, em Cantão; Wag Haiquan, Diretor do Escritório Geral do Conselho Sindical de Cantão, e Xu Guosheng, Diretor do Departamento Internacional do Conselho Sindical da Província.

UMA ENTIDADE EM FAVOR DO MUNDO

Em apresentação feita por Moisés Balestro e Danilo Nolasco, professores da Universidade de Brasília (UnB) e consultores do IAE, uma exposição da atuação do Instituto e da própria Central, a partir do desempenho das chamadas think tank, conceito que faz referência às instituições dedicadas a produzir e difundir conhecimento e estratégias sobre assuntos vitais, de natureza política, social, econômica ou científica. O propósito é aproximar o IAE das entidades sindicais chinesas, que já estruturaram uma faculdade e um centro de pesquisa.

Doutor em Ciências Sociais, Balestro apontou a importância de influenciar o processo de tomada de decisões e elaboração de políticas públicas. Tais instituições (Think Tank) são as principais propulsoras de ideias no Brasil e na América Latina. O catedrático relacionou ações do IAE, destacando os documentos “O Papel das Centrais Sindicais na Formulação de Políticas Públicas”, “Relação entre as Centrais Sindicais e o Congresso Nacional”, “O Futuro do Trabalho no Brasil” e “Reforma Fiscal y Políticas Sociales”, publicado em espanhol.

O jornalista e cientista político André Luis dos Santos, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), ressaltou os onze anos de intercâmbio entre a UGT e o sindicalismo chinês, que tem propiciado intensa troca de conhecimentos acerca da organização sindical. Para o analista, a visita tornou possível o conhecimento do Congresso Nacional brasileiro e a recém aprovada reforma trabalhista e também a oportunidade de questionar os sindicalistas chineses sobre a postura adotada relativamente aos direitos trabalhistas.

Partindo do processo de globalização mundial, o analista vislumbra a possibilidade em que as legislações sigam o mesmo curso e que passem a vigorar em esferas globais do planeta. A própria China alterou a legislação em que contempla a jornada de trabalho de 40 horas semanais, com cinco dias trabalhados, ou uma carga de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. O modelo anterior estendia a jornada, que pode ser diminuída a partir do progresso econômico.

PAIM RECEPCIONA CHINESES

Miguel Salaberry Filho conduziu a delegação até o Senado Federal, local em que conheceram o senador Paulo Paim, reeleito com 1,8 milhão de votos. O diretor do IAE aproveitou a ocasião para saudar o desempenho eleitoral do petista e destacar a atuação que lhe valeu projeção no cenário internacional. “O senado Paulo Paim já um representante dos trabalhadores de todo o mundo”, afirmou o secretário da UGT.

Paim disse estar honrado com a visita da comitiva chinesa, que veio conhecer o Parlamento do Brasil e manifestou gratidão à UGT pelo reconhecimento da representatividade do movimento sindical no Congresso.

Salaberry, que já havia indagado junto aos sindicalistas visitantes sobre a forma com que é organizado sindicalismo na China, discordou da existência de sindicatos por empresa, cujos representantes são indicados pelo Partido Comunista. O ugetista, que se define como “socialista democrático”, classificou de inoportuna a intervenção do governo, que limita a liberdade sindical, mas sugeriu novo encontro em 2019 em que sejam melhor debatidas as duas realidade.

CANTÃO É MOTOR DA ECONOMIA CHINESA

Censo realizado em 2010 apontava população provincial de 104,3 milhões de habitantes, dos quais mais de 12 milhões habitam a capital Cantão. A província está localizada ao Sul da China é o motor econômico do país, desde as reformas liberais dos anos 80, quando passou da fabricação de manufaturas baratas à Tecnologia de Inovação. Cantão é responsável pela exportação de 99% das exportações chinesas de drones.

 

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)