Unidade das centrais pela criação do Fórum Nacional Racial dos (as) Trabalhadores (as)

Os presidentes das seis centrais sindicais assinaram, essa semana, documento unitário para a criação do Fórum Nacional Racial dos (as) Trabalhadores (as). A carta conta com apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com a CUT, CTB, CSB, Força Sindical NCST e a assessoria do Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial (INSPIR).

Este Fórum busca fortalecer a interação entre as entidades sindicais para se avançar em bandeiras democráticas e no combate à discriminação e as demais formas de intolerância étnica, a fim de garantir a efetivação da igualdade de oportunidade nas relações de trabalho.

Além disso, este espaço tem o objetivo de garantir a manutenção e o fortalecimento de políticas de ações afirmativas já existentes, assim como o de propor e formulas novas propostas visando que não ocorra retrocessos das conquistas sociais já alcançadas.

“Esse é um instrumento importantíssimo, principalmente diante desse cenário político que vivemos, pois visa, entre tantas deliberações, a manutenção e o fortalecimento de tudo o que conquistamos até hoje”, explica Ana Cristina dos Santos Duarte, secretária nacional da Diversidade Humana da UGT.

O Fórum deve ser instituído por portaria, no âmbito da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos.