Vicente para sempre

Ao findar de mais uma jornada de luta, recebemos a notícia que mais entristece os homens de bem: morreu, no 28º dia do mês de dezembro, Vicente da Silva, ex-presidente Da Federação dos Comerciários do Paraná (FECEP) e um dos construtores da União Geral dos Trabalhadores (UGT) do Paraná. Vicente também desempenhou a função de juiz classista, aquele que é escolhido pelos sindicatos de trabalhadores e de empregadores para um mandato temporário na Justiça do Trabalho.

O impacto da perda ainda é maior no momento em que os direitos sociais e o sindicalismo sofrem duro ataque dos inimigos do direito e da democracia, que vão precisar mais do que nunca de da experiência e do saber de personagens como Vicente, cujos pareceres eram seguidos por outros juristas.

Ademais, ficamos sem o exemplo de conduta e distinção marcantes na vida desse companheiro, que ficará como modelo para todos que privaram da convivência com tão nobre figura.

Em nome dos trabalhadores sul-rio-grandenses, expressamos o enorme pesar e as condolências a familiares e amigos de Vicente da Silva, com quem dividimos a tristeza desse momento. Mas abemos que o legado de Vicente ficará em nossas vidas para sempre.

Norton Jubelli, Presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT/RS)