VIDEOCONFERÊNCIA VAI REUNIR EX-COLEGAS DEMITIDOS PELO INTER

Os 44 demitidos pelo Sport Club Internacional no dia 6 de maio de 2020 contarão com a ajuda qualificada de uma das colegas dispensadas. Thaís Rondan, Analista de Sistemas em Tecnologia de Informação (TI), organizou uma videoconferência entre ex-colegas de trabalho, que ocorrerá às 17 horas do dia 26 de maio.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a profissional sempre trabalhou com treinamento dentro clube, aplicando cursos de capacitação em Excel, uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho, por transitar entre as funcionalidades mais simples, como controle financeiro, até o auxílio na análise de dados complexos de marketing.

– “Quando houve as dispensas, as pessoas pediram orientação sobre a utilização da informática na busca por novos caminhos”, declara Thaís, que sugeriu a formação de um grupo de apoio para capacitar os ex-colegas sobre quais instrumentos de entrevistas on-line existentes e as ferramentas de TI requisitadas pelo mercado. Outra colega vai falar sobre como utilizar a rede social Linkedin para encontrar emprego e como justar o currículo.

PREPARO PARA DESAFIOS VINDOUROS

A especialista observa que há pessoas que atuaram no clube por mais de 20 anos e não sabem como manejar tais ferramentas e precisam de orientação para nessa nova fase da vida. “Compartilhar conhecimentos é uma das formas de auxiliar na concorrência acirrada no mercado de trabalho”, explica Thais Rondan.

Os ex-colegas, desligados do Clube em momento crítico, vão se reencontrar no primeiro de outros encontros on-line previstos. A capacitação será importante para que o grupo possa enfrentar as entrevistas realizadas via internet, como ocorre na atualidade. A iniciativa, de caráter solidário, mostrará a utilidade das ferramentas disponíveis na atualidade.

Os dispensados não estavam preparados para receber essa notícia em ocasião tão inadequada, sem que possuíssem preparo técnico para transitar para outro emprego. – “Como uma telefonista com 30 anos de casa conseguirá emprego na mesma área? -, indaga Thaís Rondan, visto que essa é uma função em processo de extinção.

DISTORÇÕES FUNCIONAIS NO INTER

A Analista de TI concluiu o mestrado e era uma das mais funcionárias mais antigas da equipe. Junto dela, outro colega, com mais de 25 anos de clube, quase se aposentando, também foi dispensado. Ela aponta a desigualdade no tratamento interno do clube, que reajustava os salários dos gerentes de TI a cada seis meses, sem que o mesmo critério fosse aplicado a outros funcionários do setor.

Miguel Salaberry Filho, presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas (Secefergs), lamenta que o S.C Internacional tenha optado a demissão sumária de empregados, ao invés de preservar os empregos, sem utilizar os recursos da Medida Provisória 936, editada pelo governo federal, que autoriza a redução de jornada e salários, como fizeram o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrtense, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e o Sindiclubes.

Para Thaís Rondam, a presença do presidente do Sindicato na videoconferência ajudará a fortalecer a iniciativa e fazer com que o pessoal se sinta acolhido.

VIDEOCONFERÊNCIA COMO MEIO DIDÁTICO

A partir do avanço da tecnologia interativa e das formas de comunicação, a realização de reuniões à distância efetiva o diálogo imediato, com áudio e vídeo em tempo real, entre pessoas em locais separados geograficamente. Além do compartilhamento de informações, a videoconferência permite a comunicação direta, eficiente e humanizada, numa dimensão sem precedentes.

Os recursos da videoconferência propiciam a conversação simultânea entre os participantes, que são visualizáveis na tela do monitor e trocam informações como se estivessem presentes em um mesmo local.

 

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)