Será ele a mosca azul?

“Nós perdoamos, mas não esquecemos.” Nelson Mandela. O tema que tomou conta de todas as mídias, em suas diferentes plataformas, foi a manifestação do bilionário Elon Musk no final de semana, quando anunciou que liberaria contas na rede social que haviam sido bloqueadas por decisões judiciais.

Musk alega que as “multas pesadas” aplicadas pelo ministro Alexandre Moraes estão fazendo a rede social perder receitas no Brasil. Por esse motivo, ameaça fechar o escritório do X no país.

Respeito seu talento como empreendedor mas, não desconheço e aceito sua face retrógrada no tema racismo. Segundo a professora Flávia Valle: “Elon não tem interesse nenhum em liberdade de expressão. Um reacionário que apoiou o golpe na Bolívia em 2019..nasceu em uma família com história racista e de exploração infantil ..”
Focando na sua face racista, lembro que ele foi duramente criticado pela mídia americana por defender. comentários racistas feitos por Scott Adams, criador do desenho Dilbert.

Adams, que é branco, disse que os americanos negros faziam parte de um “grupo de ódio” e que os brancos deveriam viver longe deles. Disse Adams, “porque não há como consertar isso”.

Na sua empresa, Tesla, a indulgência com casos de racismo é tamanha que, a mesma sequer apagava caricaturas racistas e rabiscos de suásticas que estavam nas dependências da fábrica. Insultos racistas se tornaram rotina na vida dos funcionários negros da companhia. Desde 2015.

Para piorar, em vez de punir os responsáveis, demitia os trabalhadores que denunciavam os fatos. Sua face racista não se limita a afrodescendentes.

Casa Branca já acusou Elon Musk de “promover de forma abominável o ódio antissemita e racista”. Isso após o bilionário ter validado o comentário de um utilizador do X dizendo que os judeus promovem “o ódio contra os brancos”. Ele respondeu: “Disse exatamente a verdade”.

Não é necessário mais nada para dizer que ele é o pior de todos os racistas, pois tem poder econômico e se considera um intocável. Uma mosca azul. Falando nela. O poema Mosca Azul, de Machado de Assis, conta a história de um plebeu que, ao deparar-se com uma curiosa mosca azul, com “asas de ouro e granada”, deslumbra-se e passa a sonhar com poder e riquezas, ilusão que acaba comprometendo sua sanidade e seu senso de realidade.

Gelson Santana, presidente do Sticc, Sindicato Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre,  Secretário Nacional da Ugt do setor da construção civil, membro do GT Relações entre trabalhadores e empregadores do Ministério do Trabalho.