Seminário sacramenta maturidade da profissão de secretárias e secretários

Organizado pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA) e Creuza Pereira (PSB/PE), o Seminário Nacional do Secretariado, realizado no dia 26 de setembro, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, teve como tema “O Conselho Profissional – Imperativo para a Disciplina e Valorização do Profissional de Secretariado”.

A programação incluiu apresentação de palestras dos temas “A importância da Criação do Conselho de Secretariado e a Legalidade do Exercício Profissional” e “Identidade da Profissão de Secretariado: Importância da Profissão para o Mundo dos Negócios, os Diferenciais Competitivos e Atribuições Essenciais e Estruturais da Profissão”. Antes, no Espaço Mário Covas, a abertura da Exposição focalizou a questão “A profissão de Secretariado: Evolução, Lutas e Conquistas”.

Junto a representantes sindicais da classe de todo o País, Maria Bernadete Lieuthier, presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC); Lourival Figueiredo Melo, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), e Miguel Salaberry Filho, secretário nacional de Relações Institucionais da União geral dos Trabalhadores (UGT), além dos deputados Severino Ninho (PSB/PE), representando a deputada Creuza Pereira (PSB/PE); Daniel Almeida (PCdoB/PA), Tadeu Alencar (PSB/PE), João Fernando Coutinho (PSB/PE) e o senador Paulo Paim (PT/RS), que falou sobre a criação do Estatuto do Trabalho e a reforma da Previdência.

 

PIONEIRO TESTEMUNHA MATURIDADE

Pioneiro nacional na formalização da atividade, Miguel Salaberry Filho, foi incentivador da Associação das Secretárias do Rio Grande do Sul, fundada no ano de 1968, na capital daquele estado, três anos após a criação da primeira organização de secretariado, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro.

O sindicalista relatou a trajetória percorrida desde a passagem pelo curso técnico de Secretariado, no Colégio Protásio Alves, em Porto Alegre, até o desempenho da função por 15 anos, na Federação Gaúcha de Futebol. O ugetista foi secretário durante o período em que foi criado o primeiro curso de bacharel em Secretariado no Brasil, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1969; a fundação da Associação Brasileira de Entidades de Secretárias, em 1976; do reconhecimento formal da profissão e do curso de nível superior de Secretariado, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1978; da regulamentação da profissão, pela Lei 7.377, de 30 de setembro de 1985, e do enquadramento sindical, por meio da Portaria 3.103, do Ministério do Trabalho, publicada em 30 de abril de 1987.

Para Salaberry, assistir a criação do Conselho de Secretariado é testemunhar o amadurecimento de uma categoria profissional que ele acompanha desde os primeiros passos e que atinge estágio elevado de organização, considerado por ele como “marco da história da profissão”.

 

GRAU SUPERIOR DE ORGANIZAÇÃO

Entidade sindical de segundo grau, a Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC) foi criada em 31 de agosto de 1988, em Curitiba/PR, e foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho, em 7 de março de 1990.

Representa a categoria secretarial em todo o território nacional e foi constituída para fins de estudo, coordenação, proteção, defesa e orientação geral e legal da categoria profissional diferenciada das secretárias e secretários. Integra o 2º Grupo dos Trabalhadores Autônomos do Comércio, em conformidade com a Portaria 3103/87 do Ministério do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5452/43.

É composta por 24 sindicatos, que atuam dentro do princípio básico de liberdade e a autonomia, mas preservando a unicidade sindical. A entidade é filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e à União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Tem sede, foro e domicílio em Brasília, no Distrito Federal, no SCS – Quadra 1, Edifício Ceará, sala 1103 – CEP 70303-900, além do núcleo administrativo localizado na Rua Engenheiro Ubaldo Gomes de Matos, 119, Conjunto 401, Bairro Santo Antônio – CEP: 50010-310, Recife/PE, atendendo pelo telefone (81) 3224.4197 e Fax (81) 3224.5833.

 

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)