Gari de Butiá dá exemplo de solidariedade humana

O gesto solidário de um gari da cidade gaúcha de Butiá despertou a atenção do jornalismo da Rede Record, que mostrou para o Brasil o bom exemplo em reportagem exibida no programa Domingo Espetacular do dia 3 de janeiro de 2021.

Enquanto recolhe o lixo, Betinho arrecada doações que destina a mais de cem famílias carentes, como a dele. O ato de solidariedade é aprovado pela população, que destaca a nobreza de um homem pobre, mas rico em benevolência.

Reconhecido nas redes sociais, o gari, de 38 anos, atua em favor dos carentes após cumprir a rotina diária do expediente. Diariamente, Roberto Brasil e os companheiros rodam cerca de 30 km por dia, como faz a 16 anos. O que para muitos é considerado lixo, ajuda muita gente na luta pela sobrevivência e traz alegria para as crianças, que recebem do gari brinquedos dispensados no lixo.

Betinho e um amigo criaram uma Organização Não-Governamental (ONG) para desenvolver o trabalho voluntário. O resultado se concretiza na coleta de alimentos, roupas, brinquedos e material escolar que chegam a 130 famílias e um ano em que o trabalho vem sendo realizado.

LUTA PARA CONSTRUIR A PRÓPRIA CASA

Pai de três filhos, Betinho luta para concluir a construção da casa da própria família, que depende da força dessa liderança popular. A conclusão obra está prevista para o começo de 2022 e o gari sonha com o momento em que possa reunir a família em uma mesa para fazer as refeições, em uma espera de mais de 20 anos.

Um homem que ganha R$ 1.600 por mês encontra forças para repartir o produto de sua força de trabalho com outros que precisam de ajuda. Ele diz que é preciso fazer a diferença, sem dependem dos governos e de pessoas com posses.

Bem que o bom exemplo de Betinho poderia ser seguido por mais gente, especialmente aqueles de maior poder aquisitivo. Ajudar a quem precisa nunca é demais.

 

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)