Posse da nova direção da FEEAC RS é marcada pela representatividade

A posse da nova diretoria da FEEAC RS, ocorrida na noite deste sábado, 02 de setembro, foi marcada pela representatividade. Henrique Fermiano Silva assumiu como presidente reeleito para mais um mandato à frente da entidade, até 2028. O evento teve um jantar oferecido aos cerca de 100 convidados e ocorreu no salão de festas da sede campestre do Sindilimp, em Caxias do Sul.

Além da presença de representantes de todos os sindicatos filiados à federação no estado: Porto Alegre, Caxias do Sul, Vale dos Sinos, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Pelotas; o ato de posse contou com diversas entidades sindicais de trabalhadores, com representação da UGT, central sindical na qual a FEEAC é filiada, da CTB RS, de lideranças políticas, da representação do poder executivo caxiense, do sindicato patronal – o Sindasseio RS, e do recém criado Instituto Gaúcho de Asseio e Serviços, o IGAS.

Na abertura foi exibido um vídeo de cerca de cinco minutos contendo um resumo do trabalho da FEEAC RS nos últimos anos. Em seguida, foram chamados à frente no ato os novos diretores para receber seus certificados. Coube ao representante da CONASCON e presidente do SIEMACO ABC e Região, Roberto Alves, empossar oficialmente a nova diretoria.

UMA CATEGORIA DE LUTA

O presidente da UGT no Rio Grande do Sul, Norton Jubelli Rodrigues, saudou a diretoria empossada e destacou a maturidade da federação enquanto organização sindical propositiva que sabe unir esforços em torno do fortalecimento do segmento.

Norton também salientou a importância da luta em defesa dos trabalhadores terceirizados e disse que há um pré-conceito no país em torno desses trabalhadores e trabalhadoras que precisa ser superado.

Já o presidente da CTB RS, Guiomar Vidor, fez referência aos desafios atuais da luta política dos trabalhadores e o protagonismo exercido pela FEEAC. 

RESPEITABILIDADE

Uma das marcas da FEEAC tem sido a capacidade de construir respeitabilidade nas relações com a sociedade. Foi isso que destacaram dois convidados que também usaram a palavra para saudar a nova direção: Rogerio Almeida, do Benefício Social Familiar, o BSF, teceu elogios à competência que a FEEAC RS, junto do Sindasseio RS, tem demonstrado ao longo dos últimos 10 anos com a implantação e gestão de benefícios voltados ao bem-estar da categoria. “Alguns desses benefícios foram criados à partir de necessidades identificadas aqui; e se tornaram modelo no país. Hoje a experiência com a FEEAC RS é um case de sucesso, disse”.

Rafael Tregancin, diretor administrativo da Codeca, representou o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico. Ele fez questão de testemunhar o alto nível da relação existente entre o setor público local, o Sindilimp Caxias e a FEEAC RS.

NOVOS DESAFIOS

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, representou o movimento social e sindical. testemunhou haver grande afinidade entre a FEEAC e os sindicatos classistas locais e do RS. “Somos co-irmãos, somos parte da mesma luta”. Melo também disse que o atual momento do Brasil exige uma postura ativa e de mobilização do movimento sindical para cobrar e apoiar as mudanças propostas pelo governo Lula.

A vereadora de Porto Alegre, Biga Pereira (PCdoB), chamou a atenção para o protagonismo das mulheres na categoria e na luta social. Biga, que tem sido parceira constante da FEEAC RS, informou que esteve reunida com o poder executivo da capital gaúcha para dialogar sobre a necessidade da criação de dispositivos que enfrentem e acabem com o chamado “Dumping Social” na contratação de serviços públicos, em especial a possibilidade de implantação da “conta vinculada”, que é uma reserva de valor para garantir o pagamento dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras em caso de não cumprimento do contrato por parte das empresas.

IGAS

Uma das principais conquistas da FEEAC no último período foi a criação do IGAS em parceira com o Sindasseio RS. O instituto, que já é uma realidade, é a expressão viva e na prática do diálogo, da união e do entendimento com objetivo de fortalecer o segmento, o desenvolvimento sustentável e encontrar soluções inovadoras com foco no trabalho decente e na garantia do bem-estar da categoria e de suas famílias.

O presidente do IGAS, Luiz Carlos Santos, ao se pronunciar, apontou a relevância dessa construção conjunta no segmento e o seu potencial realizador e transformador da realidade.

A presidente do Sindasseio RS, Adriana Maia Mello, trouxe a saudação do setor patronal à nova diretoria da FEEAC. Ela também fez questão de reforçar o quanto tem sido rico o trabalho conjunto em torno da construção do IGAS. Adriana, além de sublinhar a importância das conquistas existentes na Convenção Coletiva de Trabalho do segmento, também deu destaque especial para a questão das mulheres e o espaço que ocupam e ainda precisam ocupar, já que seu protagonismo e presença são grandes no segmento.

A secretária geral eleita da FEEAC, Maria Elisabete Machado da Silva, também enfatizou a necessidade de valorizar a presença feminina na categoria através da promoção de direitos e igualdade.

Em sua fala no encerramento do ato de posse, o presidente reeleito, Henrique Silva, fez um agradecimento especial e emocionado aos presentes bem como aos membros da nova diretoria, e falou dos novos desafios que a categoria deverá enfrentar na atual conjuntura. Também deu destaque especial às presenças da presidente do Sindasseio, Adriana Maia Mello, e do presidente do IGAS, Luiz Carlos Santos.

Henrique disse que há muitas lutas e desafios pela frente, e que a FEEAC deve seguir exercitando uma política combativa em defesa dos direitos, de oportunidades e qualidade de vida para a categoria, combinando com a capacidade de dialogar e construir soluções que fortaleçam o segmento e o desenvolvimento sustentável.

VEJA A NOMINATA DA NOVA DIREÇÃO:

Presidente: HENRIQUE FERMIANO DA SILVA – Caxias do Sul

Vice-Presidente: ALDECI MOREIRA GARCIA – Santa Maria

Secretária Geral: MARIA ELISABETE MACHADO DA SILVA – Novo Hamburgo

Tesoureiro: DIRCEU DE QUADROS SARAIVA – Porto Alegre

 

SUPLENTES DA DIREÇÃO

JAISON DA SILVA – Passo Fundo

PAULO CESAR CARVALHO DUARTE – Pelotas

LEANDRO LEOPOLDO – Santa Cruz do Sul

WILLIAM LIMA DA SILVA – Estancia Velha

 

CONSELHO FISCAL (TITULARES)

NESTOR ALVES BORGES – Caxias do Sul

MARIA ELISABETE SUTIL DE OLIVEIRA – Canoas

JAIR GRIEP – Pelotas

CONSELHO FISCAL (SUPLENTES)

IÁGARA CRISTINA TRINDADE CAVALHEIRO – Santa Maria

TIAGO BITELLO – Passo Fundo

RONI LUIS DA SILVA – Santa Cruz do Sul

 

DELEGADOS A CONFEDERAÇÃO (TITULARES)

HENRIQUE FERMIANO DA SILVA – Caxias do Sul

DIRCEU DE QUADROS SARAIVA – Porto Alegre

 

DELEGADOS A CONFEDERAÇÃO (SUPLENTES)

JAISON DA SILVA – Passo Fundo

MARIA ELISABETE SUTIL DE OLIVEIRA – Canoas

 

ASSESSORIA FEEAC

FOTOS: RODRIGO POSITIVO