SECEFERGS e Grêmio selam acordo histórico em favor dos empregados do Clube

Assinatura de acordo entre o Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul (SECEFERGS) e o Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, realizado em 11 de fevereiro, assegura aos trabalhadores da agremiação o recebimento das diferenças salariais decorrentes de quatro anos de discussão judicial, a partir da aplicação dos índices de aumento previstos nas Convenções Coletivas de Trabalho.

Os termos firmados garantem que, a partir da folha de pagamento de fevereiro/2020, a totalidade dos trabalhadores tenham os salários reajustados pelo índice de 4,3829%, percentual que restava ser aplicado nos salários em razão da diferença entre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – pago à época pelo Grêmio, e o índice negociado pelo SECEFERGS nas Convenções Coletivas de Trabalho de 2015, 2016 e 2017. Na mesma folha, começam a ser pagas as diferenças salariais, privilegiando os percentuais dos menores salários.

A diretoria do SECEFERGS confia que o acordo estabelecido inaugure um novo ambiente no relacionamento institucional entre o Clube o Sindicato, que restaure o diálogo e a tolerância diante das naturais divergências nas negociações, capaz de possibilitar a criação de um cenário em que reine a boa convivência entre as partes.

O desfecho contempla a resistência dos trabalhadores e a tenacidade do SECEFERGS, que sempre acreditaram em uma solução condizente à dignidade do quadro funcional e à grandeza do Grêmio FBPA.

Miguel Salaberry Filho, presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul (SECEFERGS)