Agentes de Trânsito de Porto Alegre apresentam programa para melhorar atendimento no setor

PORTO ALEGRE/RS – A diretoria do Sindicato dos Agentes de Fiscalização de Trânsito do Município de Porto Alegre (Sintran) aproveitou a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18 para apresentar proposta intitulada “Participação na Qualidade e Produtividade nos Índices de Satisfação ao Trabalho na EPTC”.  No encontro, realizado no dia 11 de janeiro, na sede da Secretaria Municipal de Infra Estrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), Marcelino Pogozelski, presidente do Sintran, fez a entrega do projeto ao Secretário Elizandro Sabino e ao Diretor de Operações da EPTC, Fábio Berwanger.

Visando a participação dos funcionários na melhoria da qualidade e produtividade nos serviços da Empresa Porto-alegrense de Transporte e Circulação (EPTC), o documento relaciona itens da atividade cotidiana dos agentes, tais como Índice de Satisfação, Tempo Médio de Atendimento; Atendimento de Processos, Atendimento da Central Telefônica e Aplicativos, Qualidade de Atendimento no Guichê, Custo Administrativo/Financeiro, Índice de Absenteísmo, Índice de Cumprimento de Atendimento de Ocorrências, Velocidade Operacional Média nos Picos, Intensidade Sonora e Poluição, Índice de Mortalidade e Atropelamento, e Atendimentos de Acidentes e Operacionalidades.

UM PROGRAMA PARA MELHORAR ÍNDICES

Pogozelski assinala que o Programa de Qualidade no Trabalho (PQT) foi concebido para ser um vigoroso instrumento de gestão participativa, em que cada colaborador poderá atuar de forma propositiva e crítica na busca constante da qualidade e da produtividade.

De forma minuciosa, o PQT descreve indicadores, fórmulas de cálculo e metas, introduzindo o princípio da meritocracia e a figura da premiação, um diferencial motivador na atuação do agente. Ao propor o primeiro ciclo de premiação em uma empresa pública, Marcelino Pogozelski acredita que a implantação do PQT ajudará a formular uma nova postura na gestão pública e participativa, já que o foco da atuação estará voltado para aprimoramento constante do atendimento, que estará sujeito à avaliação direta e permanente da população sobre a qualidade dos serviços prestados.

A meta geral de cada indicador foca a redução das ocorrências em percentuais previamente definidos para todos PCAs, durante o período de análise para premiação do PQT (Janeiro de 2018 a Novembro), e tomará como referência o valor registrado no último período equivalente 2017.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)