Eleitas a Administração do TRT-4 e a Direção da Escola Judicial para o biênio 2023/2025

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) elegeu, nesta sexta-feira (6/10), a Administração para o biênio 2023/2025. O próximo presidente da instituição será o desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, atual vice-presidente. Para a Vice-Presidência, foi eleito o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz. A corregedora regional será a desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti. Para a Vice-Corregedoria, a eleita foi a desembargadora Maria Madalena Telesca.

Os nomes foram votados em sessão do Pleno do TRT-4, conduzida pelo atual presidente, desembargador Francisco Rossal de Araújo. Na mesma ocasião, também foram eleitos para a Direção e Vice-Direção da Escola Judicial (EJud-4), respectivamente, o desembargador Fabiano Holz Beserra, atual vice-diretor, e a desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco. O colegiado definiu, ainda, as futuras composições de órgãos julgadores do Tribunal e parte do Conselho Consultivo da EJud. A posse da nova Administração do TRT-4 e da Direção da Escola Judicial ocorrerá no dia 1º de dezembro.

Veja todas as fotos da sessão do Pleno.

Foto da sessão, em ângulo aberto
Sessão do Tribunal Pleno

Declarações

Ao se manifestar após a eleição, o futuro presidente, desembargador Ricardo Martins Costa, agradeceu a juízes, desembargadores e servidores pela eleição e reafirmou seu compromisso de entrega total à missão de representar o Tribunal. “Essa missão é honrosa porque temos orgulho desse Tribunal. Passa um filme neste momento na minha cabeça, desde o dia em que, há 33 anos, vim aqui na Praia de Belas para verificar o resultado do concurso da magistratura”, lembrou. “Meu objetivo é tornar o Tribunal cada vez mais um colegiado sólido, uma unidade. Cada um e cada uma terá oportunidade de colaborar com a Administração, de acordo com suas competências e seus interesses. Isso que vai consolidar esse nosso colegiado unido”, afirmou.

Foto do plenário, em ângulo aberto, durante a sessão
Eleição ratificou resultado da Consulta Prévia

Eleito como o próximo vice-presidente, o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz também agradeceu a todos e todas pela eleição e destacou a consulta prévia a juízes e desembargadores, como mecanismo importante para a democracia no Tribunal. “Completamos dez anos dessa consulta, que se aperfeiçoou ao longo do tempo”, ressaltou. “Hoje fui honrado com a eleição para vice-presidente em um resultado da consulta referendado pelo Tribunal Pleno. Me coloco à disposição para cumprir bem e com energia todas as tarefas da Vice-Presidência”, finalizou.

A próxima corregedora do TRT-4, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, também elogiou o processo eleitoral do Tribunal e agradeceu ao reconhecimento pelos colegas desembargadores. “Agradeço de coração ao reconhecimento dado hoje, à tarde, neste Tribunal, ao trabalho que vem sendo realizado na Corregedoria, na atual gestão, avalizando a sua continuidade”, destacou a magistrada, que ocupa o cargo de vice-corregedora e está exercendo o de corregedora atualmente. “Desde já me comprometo publicamente em seguirmos coerentes e focados na melhor prestação jurisdicional e na valorização das pessoas”, acrescentou. Laís também agradeceu a parceria do atual corregedor, desembargador Raul Zoratto Sanvicente, atualmente em licença médica.

Foto da mesa central do plenário
Sessão foi conduzida pelo atual presidente, Francisco Rossal

Eleita vice-corregedora, a desembargadora Maria Madalena Telesca se disse feliz e sensibilizada com a confiança depositada pelos colegas em seu trabalho. “Recordei, há pouco, que há 25 anos os colegas me honraram com a presidência da Associação (dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região). E agora me colocam na administração. Eu espero retribuir essa confiança com muito trabalho”, disse a desembargadora.

O futuro diretor da EJud-4, desembargador Fabiano Holz Beserra, afirmou ter se preparado bastante para ocupar o cargo nos últimos dois anos. “Estou muito motivado para fazer um excelente trabalho. A ideia é de uma continuidade. A Escola vai ser sempre um braço técnico para auxiliar, para potencializar a administração e todos aqueles que assim desejarem. A administração pretende ser aberta à participação de todos os colegas juízes e dos servidores”, destacou.

Em sua manifestação, a desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco, eleita vice-diretora da EJud-4,  afirmou se sentir lisonjeada por ter sido escolhida para trabalhar na Escola Judicial. “É uma escola de excelência, reconhecida e premiada. Estou completamente à disposição dos colegas e pretendo auxiliar meu querido amigo, dr. Fabiano, naquilo que for preciso”, concluiu.

Eleições confirmam resultado da consulta prévia

A eleição, na qual votam apenas os membros do segundo grau, confirmou o resultado da Consulta Prévia não vinculativa feita aos juízes e desembargadores. Martins Costa, Alexandre, Fabiano e Maria Silvana foram os mais votados para os respectivos cargos. A participação na Consulta Prévia foi expressiva: 272 dos 281 magistrados na ativa registraram seus votos. Apenas os cargos de corregedor e vice-corregedor não são contemplados na consulta.

Conheça mais sobre os desembargadores e desembargadoras:

Presidente – Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa

Natural de Porto Alegre (RS), ingressou na magistratura trabalhista da 4ª Região em 28 de setembro de 1990, como juiz substituto. Em julho de 1993, foi promovido a juiz titular, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho de Santo Ângelo. Também passou pelas unidades de Montenegro, Guaíba, Viamão, 10ª VT de Porto Alegre e 2ª VT de Gramado. Foi promovido ao cargo de desembargador do TRT-4 em maio de 2012. Exerceu as funções de vice-diretor e diretor da Escola Judicial nos biênios 2017/2019 e 2019/2021, respectivamente. É o atual vice-presidente do TRT-4.

Vice-presidente – desembargador Alexandre Corrêa da Cruz

Natural de Porto Alegre, tomou posse no TRT-4 em 1993, como servidor. Em 1995, ingressou no Ministério do Trabalho, no cargo de fiscal do Trabalho. No ano seguinte, foi aprovado para o cargo de procurador do Trabalho, tomando posse na Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi empossado desembargador do Trabalho do TRT-4 em 2010, em vaga do Quinto Constitucional destinada a membros do MPT. Foi vice-diretor e diretor da Escola Judicial nos biênios 2013/2015 e 2015/2017, respectivamente. Integra, hoje, a 2ª Turma Julgadora e a 2ª Seção de Dissídios Individuais. Também é coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente.

Corregedora regional – desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti

Natural de Porto Alegre/RS, ingressou na magistratura em 28 de setembro de 1990 como juíza substituta na 4ª Região. Em 22 de setembro de 1993, assumiu a titularidade da Vara do Trabalho de São Borja. Também foi titular da 1ª VT de Erechim, da VT de Cruz Alta, da 2ª VT de Santa Cruz do Sul, da 1ª VT de Lajeado, da 3ª VT de Canoas e da 1ª VT de Porto Alegre. Em 24 de janeiro de 2013 tomou posse como desembargadora. Foi vice-ouvidora  (período 2016-2018) e ouvidora (período 2018-2020) do TRT-4. Exerce, atualmente, o cargo de vice-corregedora do Tribunal.

Vice-corregedora – desembargadora Maria Madalena Telesca

Nascida em Porto Alegre, tomou posse como juíza do Trabalho substituta da 4ª Região em 28 de setembro de 1990. Após ser promovida a juíza titular, atuou na VT de Ijuí (1993), na VT de São Jerônimo (1993-1994) e na 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (1994-2012). Foi empossada no cargo de desembargadora do Tribunal em 28 de maio de 2012. Atualmente, compõe a 3ª Turma Julgadora e a 2ª Seção de Dissídios Individuais. É a atual vice-ouvidora da Instituição.

Diretor da Escola Judicial – desembargador Fabiano Holz Beserra

Natural de São Miguel do Oeste (SC), ingressou como procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU) em 2000. Em 2006, foi aprovado para procurador do Ministério Público do Trabalho. Exerceu o cargo de procurador-chefe entre outubro de 2013 e setembro de 2015. Em 4 de maio de 2016, tomou posse como desembargador do TRT-4, em vaga do Quinto Constitucional. Atualmente, é vice-diretor da Escola Judicial e integra a 1ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais.

Vice-diretora da Escola Judicial – desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco

Nascida em Erechim (RS), ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 19 de agosto de 1993. Foi promovida a titular em 6 de agosto de 1996, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de São Borja. Também esteve à frente da 1ª VT de Erechim (2002), da 3ª VT de Novo Hamburgo (2002-2003) e da 9ª VT de Porto Alegre (2003-2019). Foi empossada desembargadora do TRT-4 em 2 de outubro de 2019. Integra a 11ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado, Gabriel Borges Fortes e Eduardo Matos (Secom/TRT4)