Em Aracati, seminário discute a Reforma Sindical e Reforma Previdenciária do Brasil com sindicalistas

Iniciativa da presidente do SINDIARACATI, Francisca Carvalho, reuniu na sede do sindicato, em Aracati, representantes dos sindicatos regionais do Vale do Jaguaribe da região.

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Aracati (Sind-Aracati) realizou no último dia 8 de novembro, em sua sede, o 1º Encontro Regional dos Sindicatos Vale do o Jaguaribe e Litoral Leste para debates os desafios diante da atual crise econômica e Política Brasileira e a Reforma da Previdência.

O evento foi uma iniciativa da presidente do SINDIARACATI, Francisca Carvalho, e teve a participação dos presidentes e representantes: Sávio (Presidente do Sindicato do Fortim), Frenciedson (Presidente do Sindicato de Beberibe) Franklin (Presidente do Sindicato de Itaiçaba), Francisca Neide (Presidente do Sindicato de Jaguaruana), Celestino (Presidente do Sindicato de Icapuí) e Antônio (Presidente do Sindicato de Russas), além do sindicalista Rogério Fernandes, Presidente Sitiama (sindicato dos trabalhadores do setor de alimentação) e Dr. Michel do Vale, presidente do Sindicato dos Comerciários de Aracati.

Especialista em previdência privada, o advogado Von Braws Céris abordou temas ligados à reforma previdenciária enquanto Marcelo Ellery, falou da atual conjuntura brasileira.

A reforma da previdência e os desafios da ação sindical foi a base dos debates discutidos pelos sindicalistas.

As abordagens dos temas aconteceram por meio de painéis, que discutiram sobre os impactos da proposta do governo de reforma da Previdência para os trabalhadores brasileiros.

De acordo com a presidente do SINDIARACATI, Francisca Carvalho, o objetivo do Encontro Regional foi unir forças sindicais para avançar nas propostas. O encontro irá continuar em outras cidades da região. A presidente do SINDIARACATI destacou a importância do fortalecimento dos sindicatos e a vinda do trabalhador para as entidades. “Estão tirando tudo do trabalhador e ele está se afastando dos sindicatos. Nossa preocupação é essa. Não temos como avançar sem o trabalhador”, diz Francisca, que lembrou da importância de fazer com que o trabalhador acorde para a realidade. “Nós estamos tendo uma grande dificuldade em trazer esses trabalhadores para a realidade”, lembrou.

Fonte: Folha de Aracati – CE