Livro “O Complô”, do ex-deputado Hermes Zaneti, tem edição esgotada na Feira do Livro

PORTO ALEGRE/RS – Esgotado no lançamento, o livro “O Complô: como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira”, movimentou a Praça de Autógrafos da Feira do Livro da Capital gaúcha, na tarde do dia 19 de novembro, atraindo personagens da vida pública e lideranças do meio político e sindical. Ex-deputado federal constituinte e ex-presidente do Centro de Professores do Rio Grande do Sul (CPERS), Hermes Zaneti é o autor da publicação, que aborda o tema do endividamento público do país.

Entre as presenças, destaque para os ex-governadores gaúchos Pedro Simon (PMDB) e Olívio Dutra (PT), o deputado federal José Luiz Stédile (PSB/RS) e o ex-deputado federal pelo PSB e vice-presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o advogado Vicente Selistre.

O sindicalismo sulista foi também representado por Norton Joubelli, presidente da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS); Miguel Salaberry Filho, secretário nacional de Relações Institucionais da UGT e presidente Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas (Secefergs); Edson Prates, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Cultura Física no Estado do Rio Grande do Sul (Fetecfergs), Gelson Santana, presidente Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), e Marcelino Pogozelski, presidente do Sindicato dos Agentes de Fiscalização de Trânsito de Porto Alegre (Sintran). Também em nome do Secefergs, compareceram os diretores Neiva Cascais Fernandes, Jose Cruz e Élio Hoppe.

TEMA RECORRENTE DO ENDIVIDAMENTO
Zaneti destaca dois projetos que deram a ele projeção na Câmara dos Deputados: o voto facultativo aos 16 anos e a emenda que permitiu fazer um exame pericial no endividamento externo brasileiro. O professor e advogado diz que é preciso tirar do comando políticos e partidos que estão no poder para emergir um processo que atenda à democracia.

Falando que há “muito discurso e pouca atitude” em relação à condição atual dos professores, Hermes Zaneti afirma não estar descrente, mas enxerga o mesmo desafio de quando vencemos o processo de ditadura e transformação em processo democrático.

O ex-presidente do CPERS declarou que não assinaria o plano de recuperação fiscal do Rio Grande do Sul com o governo federal, dizendo existir um equívoco. Para ele, a venda de ações do Banrisul “é a solução errada para o problema errado”. No livro, consta uma capa do jornal Zero Hora em que o governador Antônio Britto e o ministro da Fazendo Pedro Malan, sorriem dizendo que haviam liquidado a dívida do Rio Grande do Sul. Hoje, os gaúchos já pagaram R$ 26 bilhões e ainda devem R$ 57 bilhões.

Zaneti lembra que, naquela época, foram privatizadas empresas do Estado, sem que fosse evitada a situação falimentar porque passa o Estado, que, segundo disse, “está de joelhos diante da União”.
ADQUIRA O LIVRO – Para obter um exemplar do livro, procure a loja virtual pelo endereço eletrônico www.verbenaeditora.com.br. A partir de dezembro, estará disponível o e-book (eletronic book), uma edição em formato digital, que é uma versão eletrônica da publicação impressa.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)