Faleceu Domingos Fernandes

É com imenso pesar que a União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu a notícia do falecimento do companheiro Domingos Fernandes.

Domingos era carioca, participou da Polop (Política Operária), foi preso em 1969, e libertado no ano seguinte, integrando o grupo de 40 presos políticos trocados pelo embaixador alemão Ehrenfried von Holleben.

Foi representante dos trabalhadores na ECO92, colaborou com a UGT e junto com José Ibrahim, fez parte da comissão da verdade em São Paulo, foi um defensor da democracia e ferrenho combatente da ditadura.

Domingos Fernandes, um dos mais importantes guerrilheiros da Ação Libertadora Nacional, o primeiro comandante militar da ALN no Rio. Ele participou de ações espetaculares, como conto na bio “Marighella”. Por ser fã de Jorge Mautner, adotou o nome de guerra “Jorge”.

“Barba”, como também o chamavam, foi um dos últimos companheiros a se encontrar com Carlos Marighella, um dia antes do assassinato do inimigo público número um da ditadura. Domingos foi preso e penou na tortura, até a libertação/banimento no sequestro do embaixador alemão.

De volta do exílio, tornou-se um dos pioneiros do Partido Verde. Generoso, compartilhou comigo memórias e sentimentos tantas vezes dolorosos. Nascido em 1945, Domingos Fernandes dedicou a vida à luta e aos seus sonhos. Ficou marcado na história.

A  UGT se solidariza com os familiares e amigos.

Velório e enterro do Sr. Domingos
Cemitério vila Rio – GUARULHOS -SP
Avenida Benjamin Harris Hannicutt, 1501
Enterro amanhã(02/12/20) as 10:00 Guarulhos – SP