Luiz Carlos da Silva, do SECEFERGS, do Inter e do Brasil

O dia 27 de abril marcou a tristeza dos torcedores colorados e dos esportistas gaúchos, nessa data, perdemos a nobre presença de Luiz Carlos Rodrigues da Silva, funcionário do S.C. Internacional e dirigente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande Sul (Secefergs), vitimado por doença fulminante.

Em mais de três décadas servindo ao Inter, Luiz Carlos foi protagonista e testemunha das maiores vitórias do clube. Ele estava lá e ajudou o Colorado na conquista de títulos marcantes, como o Tri-Campeonato Brasileiro, de forma invicta, em 1979; da Copa Joan Gamper, em Barcelona/Espanha, em 1982; do Vice-Campeonato Olímpico, representando a Seleção Brasileira, em 1984; da Copa do Brasil, em 1992; do Torneio Mercosul, em 1996; da Copa Libertadores da América, em 2006, mesmo ano em que clube venceria a Copa do Mundo da FIFA, o maior dos títulos conquistados pelo “Gigante da Beira Rio”. Luiz Carlos também viu o Colorado conquistar inúmeros campeonatos regionais; duas Recopas Sul-Americanas; um campeonato invicto da Copa Sul-Americana, em 2008; o Bi-Campeonato da Copa Libertadores da América, em 2010, dentre múltiplos troféus que consagraram o clube e deram a ele o título de “Campeão de Tudo”.

Ao chorar a morte do sindicalista, do pai e do companheiro exemplar, comparamos a grandeza do S.C. Internacional à de servidores e dirigentes como Luiz Carlos, cuja atuação nos bastidores ampara o brilho dos atletas no palco esportivo e acende a vibração dos torcedores, no incomparável espetáculo do futebol.

Quando dizemos que os empregados dos clubes constroem cada passo das vitórias dos clubes é porque a dedicação diária de homens como Luiz Carlos, que agem nos bastidores, dá suporte ao trabalho das administrações e das comissões técnicas.

A convivência com Luiz Carlos Rodrigues da Silva reforçou a crença de que vale a pena lutar pela defesa dos direitos sociais e humanos dos empregados. Não é à-toa que ele ajudou a fundar o Departamento de Tradições Gaúchas Lenço Colorado; foi fundador do Secefergs e da Fetecsergs e faz parte da história do Sport Club Internacional, uma das maiores instituições do esporte nacional. Por ironia do destino, Luiz Carlos partiu dias após o Internacional completar 109 anos de vida. O Colorado foi criado para ser um clube que abrigasse brasileiros e estrangeiros, sem a discriminação praticada por outros clubes na época.

Ficarão gravados em nossa memória o sorriso, o entusiasmo e a disposição desse brilhante ser humano, que, além da saudade, deixará um belo exemplo de vida e de dignidade para todos.

MIGUEL SALABERRY FILHO, presidente do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas (Secefergs) e Secretário Nacional de Relações Institucionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT)

EDSON PRATES
Presidente FETECFERGS